> >
Prefeitura assina convênio com a PF para armar a Guarda de Cachoeiro

Prefeitura assina convênio com a PF para armar a Guarda de Cachoeiro

Agora, o município aguarda a publicação do acordo no Diário Oficial da União e a análise e o cadastro dos documentos dos agentes pela Polícia Federal, para que as armas sejam efetivamente liberadas aos servidores

Publicado em 5 de novembro de 2019 às 12:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prefeitura de Cachoeiro assina convênio com a Polícia Federal para rearmamento da Guarda Municipal. (PMCI)
Prefeitura assina convênio com a PF para armar a Guarda de Cachoeiro

Mais um passo foi dado no processo de rearmamento da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. A prefeitura assinou, nesta segunda-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal para a concessão do porte de arma de fogo para a corporação.

Agora, o município aguarda a publicação do acordo no Diário Oficial da União e a análise e o cadastro dos documentos dos agentes pela Polícia Federal, para que as armas sejam efetivamente liberadas aos servidores.

Durante o ano de 2018, a Polícia Federal analisou a situação do município, com visitas às instalações da Guarda e verificação do funcionamento da Ouvidoria e Corregedoria da Guarda.

SEM ARMAS

A Guarda Municipal está atuando sem armas desde abril de 2016, quando a Justiça do Espírito Santo determinou o desarmamento dos servidores devido à falta de porte por parte dos agentes e estrutura de corregedoria.

Em 2017, a prefeitura inaugurou a Ouvidoria e a Corregedoria da Guarda Civil Municipal e, no ano passado, todos os guardas civis municipais concluíram o curso exigido pela Justiça para o porte de arma de fogo, que foi ministrado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol-ES), com aulas práticas e teóricas, além de testes físicos e psicológicos.

Este vídeo pode te interessar

“Sempre tratamos o rearmamento da Guarda como uma das nossas prioridades, pois a arma de fogo é um suporte importante para atuação dos agentes. Paralelamente, nós temos feito vários investimentos em equipamentos para a GCM e em ações e projetos intersetoriais de segurança pública”, disse o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais