> >
Mosquitos tiram o sossego de moradores em Marataízes

Mosquitos tiram o sossego de moradores em Marataízes

"Tem dia que a parede branca fica preta, de tanto mosquito", diz dona de casa

Publicado em 24 de junho de 2019 às 17:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Quantidade de mosquito registrada por moradora de Marataízes surpreende. (Anadete Pompermaier)

Mosquitos têm incomodado com mais frequência moradores de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, e uma foto registrada nesta segunda-feira (24) surpreende: veja na imagem a quantidade de mosquitos recolhidos em apenas um cômodo da residência da moradora Anadete Pompermaier, de 60 anos.

Ela contou que essa quantidade estava dentro de um coletor que funciona com uma lâmpada de led para atrair e matar os insetos e que já havia limpado no sábado (22), ou seja, esse volume de mosquito foi recolhido em apenas duas noites.

Dona Anadete disse que o mais assustador é que o coletor fica dentro do quarto que também tem tela na janela para evitar a entrada dos mosquitos. “Eu moro no Centro, próximo à Câmara Municipal e tem muito mosquito mesmo. Estou fechando a casa às 14h, e mesmo assim eles continuam entrando. Tem dia que a parede branca fica preta, de tanto mosquito.”

E onde tem mosquitos, com certeza tem o medo de dengue. Em Marataízes, este ano, são 449 casos notificados, 162 confirmados e 67 aguardando resultado. A cidade também registrou dois casos de chikungunya confirmados e um está aguardando o resultado. “Tenho vizinhos que já pegaram e outros que estão com dengue”, disse Anadete.

Outra preocupação é em relação ao fumacê, que parece não dar conta da quantidade de mosquitos. “Quando o carro passa, a gente é orientado a abrir a casa para que a fumaça entre e mate o mosquito, mas a sensação é que entra ainda mais. Já gastei muito inseticida de supermercado para tentar amenizar.”

A professora Sara Stefany, que mora no bairro Arraias, contou que dá aulas à noite e que não consegue abrir a janela. “Está insuportável, não são poucos. Está impressionante essa situação. Quem anda pelo comércio já percebe a grande saída de inseticida nas prateleiras.”

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental da cidade, Francisco Duarte, as atividades de fumacê nos bairros devem ser solicitadas via protocolo ou contato telefônico com a secretaria de Saúde pelo telefone (28) 3532-1876.

Ainda de acordo com a prefeitura, no momento, as equipes de agentes de endemias estão focadas no combate ao mosquito da dengue com uma força-tarefa nos bairros, em parceria com os agentes de saúde, intensificando as visitas. A próxima ação da força tarefa será na Barra de Itapemirim, de 25 a 28 de junho.

Este vídeo pode te interessar

Na cidade, há um número para denúncia de focos de dengue: (28) 99912-5181, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais