O Republicanos, partido do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, lançou Diego Libardi, ex-secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho da Capital, como pré-candidato na disputa pelo comando do Executivo municipal de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
O lançamento do ex-secretário de Pazolini como postulante ao cargo de prefeito aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais. O partido ainda não tem definido o nome do vice que comporá chapa majoritária com Libardi.
Além de contar com a benção do presidente do Republicanos no Estado, o ex-deputado estadual Erick Musso, o evento da sigla também teve a presença dos deputados estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Bruno Resende (União), parlamentares cujos partidos compõem o bloco de legendas aliadas ao governo do Estado.
O Republicanos, por sua vez, mantém relação de independência e certo distanciamento com o Palácio Anchieta.
Na disputa pela Prefeitura de Vitória, por exemplo, o bloco de partidos aliados ao governador Renato Casagrande (PSB) se articula para fazer frente a Pazolini em um possível cenário de busca pela reeleição por parte do prefeito do Republicanos.
Durante a live de lançamento de pré-candidatura em Cachoeiro, Bruno e Allan, sabedores do ruído que a presença dos dois no evento do Republicanos poderia causar no mercado político, fizeram questão de destacar que seguem aliados do governo.
Conforme os parlamentares, a decisão em apoiar Libardi em Cachoeiro é pontual e foi discutida previamente com Casagrande.
“Eu e Allan somos deputados da base do governador Renato Casagrande, e a decisão política que estamos tomando hoje, naturalmente que o governador sabe. Conversamos pessoalmente com ele. Meu apoio ao governador não tem relação com qualquer questão pessoal, mas com as entregas que ele tem feito, por tudo que ele construiu e vem construindo até aqui”, diz Bruno Resende.
O discurso do deputado do União foi corroborado por Allan, que garante não haver qualquer mudança no apoio ao governo do Estado.
“Nossa decisão é pontual, é Cachoeiro. Sou da base do Renato. Não mudou nada isso. A nossa decisão é pontual. É apenas por Cachoeiro. Nada muda entre nós, parlamentares e o governo do Estado”, frisa.
Diálogo e aproximação
O agora oficialmente pré-candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, que se apresenta como cristão e conservador, disse que atualmente não mantém qualquer relação de proximidade com o governo do Estado. No entanto, acrescenta que, em um hipotético cenário de vitória no pleito deste ano, não enxergaria qualquer obstáculo em buscar diálogo com o Executivo estadual.
“A relação com o governo do Estado será de diálogo em busca do melhor para Cachoeiro”, afirma o pré-candidato.
Podemos do lado do governo
A reportagem de A Gazeta procurou, na tarde desta sexta-feira (10), os presidentes do Podemos e do União Brasil no Espírito Santo, para repercutir a decisão dos dois parlamentares em apoiar Libardi.
O deputado federal Gilson Daniel, que preside o diretório do Podemos em âmbito estadual, respondeu, por nota, que a legenda não vai fazer "movimentos desalinhados com o governador", e que vai dialogar com Allan Ferreira e os pré-candidatos a vereador na cidade.
Já o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, presidente do União Brasil no Espírito Santo, não respondeu à reportagem até o fechamento deste texto.
Esta será a segunda vez que o pré-candidato do Republicanos tentará chegar à cadeira de chefe do Executivo na "capital secreta do mundo". Em 2020 ele disputou o posto pelo DEM, partido extinto após fusão com o PSL, tornando-se o atual União Brasil. No pleito de quatro anos atrás, Libardi ficou em segundo lugar nas urnas, acumulando 17,74% dos votos.
Atualização
10/05/2024 - 7:16
Esta matéria foi atualizada com nota enviada pelo presidente do diretório estadual do Podemos.