> >
Presidente do TSE alerta: desinformação é vírus a se evitar nas eleições

Presidente do TSE alerta: desinformação é vírus a se evitar nas eleições

Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, o “vírus” das notícias falsas é  capaz de comprometer não só a saúde pública, mas a própria democracia. Ele também destacou que os cuidados sanitários não devem ser esquecidos no período eleitoral

Publicado em 27 de setembro de 2020 às 09:33

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras
Urna eletrônica usada nas eleições brasileiras. (Nelson Jr./Ascom/TSE)

Na véspera do início da campanha eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, pediu aos 148 milhões de eleitores brasileiros cuidado para evitar a contaminação por Covid-19 e disse que existe um “outro vírus que ronda as eleições”. “Trata-se das notícias falsas, das campanhas de desinformação e de difamação”, disse Barroso, em pronunciamento transmitido na rede nacional de televisão e rádio na noite deste sábado (26).

Segundo Barroso, o “vírus” das notícias falsas é “capaz de comprometer não só a saúde pública, mas a própria democracia”. “Uma causa que precisa de mentiras, de ódio ou de agressões não pode ser boa. Pense nisso. Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você. O mal faz mal mesmo a quem o pratica”, disse o ministro, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF).

E acrescentou: “Vamos fazer uma campanha com debate público de qualidade, franco e robusto, mas com respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias, mesmo que diferentes das nossas”.

RISCOS NA PANDEMIA

O presidente do TSE reforçou a importância dos cuidados com a saúde nos dias de votação - 15 de novembro, em todo o País, e 29 de novembro nas cidades em que houver segundo turno. “Sempre que possível lave as mãos ou utilize álcool em gel após ter contato com alguém, ou com algum objeto”, disse.

“A principal forma de transmissão da doença ocorre quando uma pessoa fala ou respira próxima da outra. Por essa razão, as recomendações mais importantes são: evitar aglomerações, manter a distância mínima de 1 metro das outras pessoas e sempre utilizar máscara”, acrescentou.

Barroso também defendeu evitar a distribuição de material impresso e recomendou que reuniões sejam feitas em lugares determinados.

Em tempos de polarização, o magistrado disse que é necessário fazer uma campanha com debate público de qualidade, mas sem deixar de lado o respeito e consideração pelas pessoas e por suas ideias. “Mesmo que diferentes das nossas.”

CUIDADOS NA VOTAÇÃO

Para as eleições de novembro, segundo o TSE, foram adotados protocolos sanitários para proteger os eleitores, os candidatos e os agentes da Justiça Eleitoral durante todo o período de votação.

Um Plano de Segurança Sanitária foi elaborado a partir da orientação de especialistas médicos, infectologistas e biólogos do país. A preocupação da Justiça Eleitoral é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nos mais de 95 mil locais de votação e mais de 401 mil seções eleitorais espalhados pelo país

Conforme o protocolo, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos.

Os materiais foram doados ao TSE por importantes empresas e entidades brasileiras, evitando custo ao erário num momento em que o foco do poder público é combater a pandemia.

A orientação é a de que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer por tempo desnecessário nos locais de votação.

*Com informações do Estadão e do TSE.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais