> >
Petistas no Estado prometem continuar campanha por Lula

Petistas no Estado prometem continuar campanha por Lula

Lideranças do PT no Espírito Santo vão atuar nos bairros para contar com apoio popular ao ex-presidente

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 02:56

O ex-presidente Lula Crédito: Divulgação | Instituto Lula

Apesar de confirmada a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta quarta-feira (24), no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), seus correlegionários no Espírito Santo prometem manter a estratégia de continuar trabalhando a campanha dele no Estado.

Com o resultado, o petista está próximo de se tornar inelegível de acordo com o que prevê a Lei da Ficha Limpa. Segundo ela quem tem condenação por órgão colegiado, como a 8ª Turma do TRF-4, que julgou Lula, fica inelegível por oito anos.

"A partir do voto do relator pela manhã ficou claro que esse resultado ia acontecer, mas não significa que a luta se encerrou, ela começa agora. Vamos prosseguir vigilantes, fazendo debates nos bairros com os comitês populares e na área jurídica serão feitos os recursos necessários enquanto não estiver transitado em julgado. Lula será inscrito como candidato do partido", promete o ex-deputado estadual do PT, Claudio Vereza.

Segundo o presidente da executiva estadual do PT, João Coser, a sentença já era esperada e não mudará as estratégias que o partido traçou. Ele reforçou o comunicado da executiva nacional de que o partido vai registrar a candidatura de Lula no dia 15 de agosto, conforme prevê a legislação eleitoral.

"Lamentamos muito a condenação por falta de provas, mas ela não muda nada para nós. O resultado já era esperado pelas manobras dos prazos, mas não mudará os rumos traçados. Vamos tocar com o objetivo de registrar a candidatura dele", afirmou o ex-prefeito de Vitória.

A exemplo do que declarou o PT no âmbito nacional após o resultado do julgamento, a ex-ministra no governo Dilma Rousseff (PT), Iriny Lopes, também subiu o tom e chamou o julgamento de uma farsa judicial.

"Recebi este resultado com muita indignação. Isso que ocorreu foi uma condenação prévia, lamentavelmente assistimos uma farsa montada pelo Judiciário. Espero que o PT não arrede o pé de continuar nas ruas em busca da justiça popular e não entregue a chance de se construir um país mais justo, com dignidade, que foi o que Lula começou a fazer", disse.

Os deputados federais da sigla Helder Salomão e Givaldo Vieira também criticaram o que entendem como seletividade da Justiça brasileira e de uma sentença já anunciada. "Tem muita gente, comprovadamente culpada, que não responde pelos seus ilícitos por causa de conchavos e favorecimentos. O que vimos hoje é mais uma prova do quão descomprometida com a verdade está a Justiça brasileira", declarou Helder.

"Como disse anteriormente já havia um script organizado e a expectativa era essa mesma de confirmação da sentença. Lamento que o Judiciário no Brasil tenha um papel político ao invés de dedicar a sua atividade restrita aos autos", critica Givaldo, por sua vez. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais