O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (17) e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando a margem de erro, os dois candidatos estão tecnicamente empatados na preferência dos eleitores capixabas.
Lula e Bolsonaro estão distantes do terceiro colocado na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. O ex-governador do Ceará
Ciro Gomes (PDT) foi escolhido por 6% dos ouvidos pelo Ipec no Estado.
Em seguida, três nomes aparecem com 1% das intenções de voto:
Simone Tebet (MDB),
Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros). O candidato do Pros deixou a disputa no último dia 15, quando o seu partido decidiu apoiar a candidatura de
Lula. Contudo, a pesquisa Ipec foi a campo antes da retirada do nome dele da disputa eleitoral.
Os candidatos
Felipe D'Avila (Novo),
Sofia Manzano (PCB) e Léo Péricles (UP) foram citados, mas não atingiram 1%, por isso seus nomes aparecem com 0% de intenções de voto na pesquisa estimulada. O
Constituinte Eymael (DC) e
Soraya Thronicke (União Brasil) também estavam na lista apresentada aos entrevistados, mas não foram opção de nenhum deles.
Já o candidato
Roberto Jefferson (PTB) não consta do levantamento, segundo o Ipec, porque no momento de registro da pesquisa ainda não havia informações suficientes sobre a oficialização da candidatura dele. Votos brancos e nulos somam 6%, enquanto os entrevistados que não sabem em quem votar para presidente ou não responderam somam 5% .
Em razão da mudança dos nomes que haviam sido apresentados na primeira sondagem realizada pelo Ipec a pedido da Rede Gazeta, em maio deste ano, não é possível fazer comparação dos dois cenários. No levantamento anterior, nomes como João Doria (PSDB), André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil) ainda constavam como pré-candidatos a presidente.
Na sondagem espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos –
Lula e Bolsonaro também aparecem tecnicamente empatados.
Lula foi mencionado por 36% dos entrevistados, enquanto Bolsonaro foi citado por 35%.
Os outros dois candidatos que pontuaram na pesquisa espontânea são: Ciro Gomes, que aparece com 3% das intenções de voto; e Simone Tebet, indicado por 1%. Felipe D'Avila, Pablo Marçal e Vera também foram mencionados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.
Já os candidatos Eymael, Léo Péricles,
Sofia Manzano e
Soraya Thronicke não foram citados pelas pessoas ouvidas na pesquisa. Outros nomes citados que não são candidatos a presidente somaram 1%.
Na pesquisa espontânea, 18% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder em quem votariam para presidente. Outros 7% manifestaram interesse em votar branco ou nulo para o comando do Palácio do Planalto.
O levantamento foi realizado pelo Ipec, instituto de pesquisa criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as suas atividades em 2021.