> >
No Detran, Givaldo Vieira quer ampliar CNH Social

No Detran, Givaldo Vieira quer ampliar CNH Social

Deputado federal do PCdoB, não reeleito, assumirá presidência do Departamento Estadual de Trânsito a partir de fevereiro do ano que vem

Publicado em 28 de dezembro de 2018 às 21:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O governador Renato Casagrande anuncia últimos nomes da equipe. A vice-prefeita da Serra, Márcia Lamas, está na foto (de blusa branca), é mãe de Bruno Lamas, futuro titular da Setades (ao lado de Casagrande), e não está entre os integrantes do time. Givaldo Vieira está ao lado de Bruno Lamas. (Raphael Marques/Divulgação)

O deputado federal não reeleito Givaldo Vieira (PCdoB) será o diretor-presidente do Detran a partir de fevereiro do ano que vem. Ele pretende ampliar o programa CNH Social, que garante, gratuitamente, a carteira de habilitação a quem tem renda de até dois salários mínimos, desde que o candidato a beneficiário esteja inscrito no chamado CadÚnico, do governo federal. 

"Queremos atender mais pessoas pelo CNH Social. Na última chamada foram seis mil vagas. Queremos ampliar", afirmou o deputado, sem detalhar o tamanho dessa ampliação. "O governo atual praticamente paralisou esse programa, criado na nossa gestão anterior", complementa. 

No Detran, Givaldo Vieira quer ampliar CNH Social

Givaldo foi vice do agora governador eleito Renato Casagrande (PSB) entre 2011 e 2014. O CNH Social foi lançado, originariamente, em 2011 e relançado, por meio de outra lei estadual, em 2017, já na gestão Paulo Hartung (sem partido). 

"O CNH Social permite a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho, atinge o público do Bolsa-Família", exemplifica.

Outro plano do deputado federal é implantar um programa de educação para o trânsito. "Será um grande projeto de educação para o trânsito. Facilitar para que a educação para o trânsito chegue às escolas", define. 

BANCO DE DADOS

O futuro chefe do Detran também pretende fazer um banco de dados sobre o trânsito. "Vamos constituir um Observatório do Trânsito no Espírito Santo, um banco de dados atualizado e disponível para a sociedade, que nos permita planejar ações para reduzir acidentes", conta.  

TAXAS E TECNOLOGIA

Lembrado pela reportagem de que o Detran, via de regra, é visto como um órgão burocrático e ao qual os cidadãos têm que pagar várias taxas, e nem sempre com satisfação garantida, Givaldo afirma que pretende usar tecnologia. "Vamos ampliar investimentos em tecnologia para que muitas ações que hoje dependem de deslocamento sejam feitas pela internet, principalmente via smartphones."

“Ainda vou tomar conhecimento sobre os valores (das taxas), não sei dizer se estão fora do padrão nacional, imagino que estejam dentro do padrão”, comentou.

EXPERIÊNCIA?

Questionado sobre ter ou não experiência na área de trânsito, Givaldo elencou: "Minha formação é em Direito e já exerci função em diversas áreas do poder público. Fui secretário municipal de Direitos Humanos, Educação, Coordenação Política e secretário de Estado de Assistência Social e, como vice-governador, atuei ao lado do governador em todas as áreas e isso ampliou bastante a experiência administrativa como um todo".

Este vídeo pode te interessar

O deputado vai assumir o Detran a partir de fevereiro porque o mandato dele na Câmara segue até 31 de janeiro. Quem ficará à frente do órgão no período será a diretora técnica do Detran, Édina de Almeida Poleto. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais