A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Atos golpistas

Moraes vota para condenar ex-candidata a vereadora da Serra por atos no 8/1

A moradora do Espírito Santo é ré em uma ação penal que trata sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023

Publicado em 27 de Junho de 2025 às 15:47

Tiago Alencar

Publicado em 

27 jun 2025 às 15:47
Alexandre de Moraes, ministro do STF
Voto de Alexandre de Moraes ainda precisará ser chancelado pelos demais ministros Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para condenar Renata Maria Dias Pereira a um ano de reclusão pela prática de associação criminosa. A moradora do Espírito Santo é ré em uma ação penal que trata sobre os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Renata Maria Dias Pereira foi candidata a vereadora da Câmara da Serra, onde reside, no pleito municipal de 2024. Ela terminou a corrida eleitoral como suplente de seu partido, o PL, após registrar 161 votos.
Conforme o voto de Moraes, ao qual a reportagem de A Gazeta teve acesso nesta sexta-feira (27), a ré confessou ter saído de um acampamento golpista montado em frente ao 38º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército, em Vila Velha, com destino ao Distrito Federal, para integrar a empreitada golpista. Ela teria chegado à cidade em 8 de janeiro, dia da invasão e vandalização das sedes dos Três Poderes.
Moraes vota para condenar ex-candidata a vereadora da Serra por atos no 8/1
Ainda segundo o processo, perícia da Polícia Federal no celular de Renata Maria Dias Pereira, presa em Brasília em 9 de janeiro de 2023, teria confirmado a participação da ré nos atos antidemocráticos. A autoridade policial teria encontrado imagens que registravam a presença dela no local.
"Inequívoca a comprovação de que a ré aderiu à turba golpista que se encontrava em frente ao Quartel-General do Exército, pleiteando um golpe de Estado com intervenção militar e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, de modo a levar ao fechamento dos poderes constituídos", assevera Alexandre de Moraes, no voto que ainda precisará ser chancelado pelos demais ministros da Corte suprema. O julgamento da ação começou nesta sexta-feira (27) e tem previsão de término para 5 de agosto.

Substituição da pena e restrições impostas

A pena sugerida no voto de Moraes é de um ano de reclusão, devendo, no entanto, ser substituída pela pena de restrição de direitos, o que incluía prestação de serviços à comunidade; participação presencial em curso, elaborado pelo Ministério Público Federal, com temática sobre “Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado"; proibição de ausentar-se da comarca em que reside até a extinção da pena; proibição de utilização de redes sociais, até a extinção da pena; e manutenção da suspensão dos passaportes emitidos pela República Federativa do Brasil.
A reportagem tenta contato com a defesa de Renata Maria Dias Pereira nos autos. O espaço segue aberto para as devidas manifestações.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Rose Frizzera, Juliana Braz, Carla Buaiz, Dani Coutinho, Tereza Aragão, Isabela Redighieri, Juliana Alvim, Priscila Passamani, Renata Cani, André Dantas
Tereza Aragão estreia projeto de moda, gastronomia e bem-estar na Ilha do Boi
Imagem de destaque
É hora do voto distrital misto?
Imagem de destaque
Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 06/11/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.