Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Disputa partidária

João Coser vence eleição e vai voltar a presidir o PT no ES

A vice-presidente na chapa vitoriosa é a também deputada estadual Iriny Lopes; mandato dos eleitos terá duração de quatro anos

Publicado em 07 de Julho de 2025 às 20:51

Tiago Alencar

Publicado em 

07 jul 2025 às 20:51
João Coser, candidato a prefeito de Vitória
João Coser obteve 4.027 votos no Processo de Eleição Direta do PT Crédito: Ricardo Medeiros
O deputado estadual João Coser é o novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo, após vencer o Processo de Eleição Direta (PED) da legenda, realizado em 58 cidades do Estado, no domingo (6). A vice-presidente na chapa vitoriosa é a também deputada estadual Iriny Lopes (PT). O mandato dos eleitos terá duração de quatro anos.
A chapa que disputou com Coser, representante da chapa A Estrela tem que Brilhar, foi capitaneada pela deputada federal Jackeline Rocha (PT), atual presidente da Executiva petista no Estado e representante da chapa Construindo um Novo Brasil (CNB). A posse da nova direção deve ocorrer em setembro deste ano.
Resultado do PED divulgado na noite desta segunda-feira (7) mostra como foi a votação na disputa pelo comando PT no Estado:
  • João Coser/ Iriny Lopes: 4.027 votos 
  • Jack, Lula e o PT: 3.102 
  • Votos em branco: 241
  • Nulos: 86
Por meio de um comunicado enviado por sua assessoria de imprensa, Coser celebrou sua eleição para a presidência do PT capixaba e agradeceu o apoio recebido da militância.
João Coser vence eleição e vai voltar a presidir o PT no ES
"O resultado é uma vitória de cada filiado e filiada que acredita que o PT precisa estar presente nas bases, reorganizar seus diretórios, dialogar com o povo e se preparar para os desafios que estão por vir. Temos o compromisso de, em curto prazo, fortalecer a luta em defesa do legado e da reeleição do presidente Lula, de reeleger o companheiro (Fabiano) Contarato ao Senado, de ampliar a nossa representação na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados e de discutir com a militância os rumos do Estado do Espírito Santo", afirma Coser no comunicado.
Nas redes sociais, Coser destacou a necessidade de unificar o partido, após a vitória sobre Jack Rocha.
"Quero parabenizar a companheira Jack Rocha pelos seis anos de compromisso à frente da presidência estadual. E dizer aos companheiros da CNB que estiveram do outro lado do pleito que, a partir de hoje, somos um só partido, com uma só tarefa: estar presentes nas bases, reorganizar nossos diretórios e preparar o caminho para 2026!"

Cenário na Grande Vitória

O Processo de Eleição Direta realizado no domingo também definiu quem vai comandar os diretórios municipais do partido na Grande Vitória. Confira o resultado abaixo:
  1. Vitória: o partido será comandado por André Carvalho, da corrente Estrela Tem que Brilhar; 
  2. Vila Velha: o presidente da legenda na cidade canela-verde será João Batista Babá, da corrente Estrela Tem que Brilhar;
  3. Cariacica: Luiz Gaurink, atual presidente do diretório na cidade segue no posto; 
  4. Serra: Miguel Ferreira Junior, atual presidente do diretório na cidade segue no posto.
Em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, a disputa pelo comando do diretório petista deverá ser definida em segundo turno, entre os candidatos foram Eliz Altoé (Alternativa Socialista) e Joana Darck Caetano (Pra Voltar a Sonhar).

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Líder do tráfico de Jaburuna, em Vila Velha, é preso em Cariacica
Imagem BBC Brasil
'Rejeição de Messias é vitória para Alcolumbre, mas ele vai ter que lidar com efeito rebote disso', diz analista
Imagem de destaque
Oposição celebra rejeição de Messias ao STF enquanto governo atribuiu derrota a 'chantagem política'

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados