> >
Governo do ES determina que 50% dos servidores façam trabalho presencial

Governo do ES determina que 50% dos servidores façam trabalho presencial

Pelo menos metade dos funcionários de cada setor da administração estadual precisará comparecer a partir de 1° de agosto. Grupo de risco segue em isolamento

Publicado em 26 de julho de 2020 às 07:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 13/03/2020 - ES - Vitória - Funcionária batendo  o ponto no trabalho - Editoria: Revista AG - Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Funcionária batendo o ponto no trabalho: revezamento no governo começa no dia 1º de agosto. (Ricardo medeiros)

Um decreto do governador do Espírito SantoRenato Casagrande (PSB), publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado neste sábado (25), determina o trabalho presencial de pelo menos metade dos servidores estaduais a partir do dia 1º de agosto.

Desde 15 de abril, a exigência do Estado era de comparecimento presencial de um funcionário por setor, no mínimo para evitar contágio pelo coronavírus.

O decreto diz que "deverá a autoridade máxima do órgão ou entidade garantir o comparecimento presencial de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos servidores de cada setor".

Governo do ES determina que 50 porcento dos servidores façam trabalho presencial

Desde o início da pandemia, em março, o governo passou a maior parte dos servidores para o trabalho remoto e determinou que funcionários estaduais com duas ou mais férias vencidas teriam que tirar o benefício de imediato.

A secretária estadual de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, explicou que os servidores vão fazer um revezamento do trabalho presencial, como acontecia no começo da pandemia.

Ela disse ainda que quem é do grupo de risco não está incluído neste retorno, assim como funcionários com duas ou mais férias.

"Quando começamos as medidas restritivas, também fazíamos assim, com metade presencial e metade remoto em cada setor. Mas no auge da pandemia passamos a ser mais restritivos e passou a ser ao menos um por setor, e a maior parte remotamente", disse.

"RETORNO GRADATIVO E SUAVE"

Questionada se a medida neste momento não traria riscos, a secretária disse que não e que o que vai se iniciar é um retorno gradual.

Aspas de citação

A medida foi discutida com o secretário [de Saúde] Nésio [Fernandes] e inclusive, por indicação dele, que a medida passará a valer só a partir de 1° de agosto. O decreto só foi publicado logo para que as pessoas possam se organizar para essa retomada gradual. O que estamos fazendo agora é isso, iniciando um caminho gradativo e suave de volta ao trabalho

Lenise Loureiro
Secretária estadual de Gestão e Recursos Humanos
Aspas de citação

A secretária ainda garantiu que o retorno cumprirá todos os protocolos existentes, como já vem sendo feito, como distanciamento entre mesas, uso de máscaras, manutenção dos ambientes mais arejados, e higienização constante com álcool em gel e água e sabão.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais