> >
Governo do ES decreta luto de três dias por morte de prefeito vítima da Covid-19

Governo do ES decreta luto de três dias por morte de prefeito vítima da Covid-19

O prefeito de Água Doce do Norte, Paulo Márcio, estava internado havia mais de duas semanas na UTI de um hospital de Colatina após ser contaminado pelo novo coronavírus

Publicado em 23 de julho de 2020 às 09:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Paulo Márcio Leite Ribeiro, prefeito de Água Doce do Norte
Paulo Márcio Leite Ribeiro, prefeito de Água Doce do Norte, morreu no fim da noite desta quarta (22). (Reprodução )

governo do Espírito Santo decretou luto oficial de três dias pela morte do prefeito de Água Doce do Norte, Paulo Márcio Leite Ribeiro (PSB), vítima da Covid-19. O gestor da cidade no Noroeste do Estado estava internado havia mais de duas semanas na UTI de um hospital de Colatina, após ter sido contaminado pelo novo coronavírus

O governador Renato Casagrande (PSB) disse, no Twitter, que recebeu com "muita tristeza a notícia do falecimento do prefeito Paulo Márcio". Familiares e aliados do prefeito informaram que ele morreu por volta das 23h desta quarta-feira (22).

"Mais uma vida interrompida pelo coronavírus. Desejo que seus familiares e amigos encontrem em Deus o conforto diante deste momento de tamanha dor", afirmou o chefe do Executivo estadual.

Devido às medidas de prevenção ao coronavírus, não houve velório. Uma carreata foi realizada na manhã desta quinta-feira (23) para acompanhar o corpo do prefeito de Colatina até o distrito de Santo Agostinho, em Água Doce do Norte, onde ele cresceu e foi enterrado. 

Também no Twitter, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Erick Musso (Republicanos), lamentou a morte de Paulo Márcio. "Minhas orações e minha solidariedade à família e aos amigos nesse momento de dor", escreveu. 

O deputado federal Josias da Vitória (Cidadania) também prestou homenagem ao prefeito. "Um homem alegre, grande liderança política, um amigo acima de tudo. Cuidou com carinho da cidade durante todo o mandato", publicou.

Outro parlamentar da Câmara dos Deputados que se manifestou sobre Paulo Márcio foi Evair de Melo (PP). "Sempre foi um amigo e acima de tudo um apaixonado por sua terra e sua gente. Sempre estivemos juntos por boas causas para o seu povo. Vá com Deus", lamentou.

Da mesma região do prefeito, o deputado estadual Dary Pagung (PSB) prestou solidariedade aos parentes e amigos. "Figura pública e dedicada a cuidar de seus conterrâneos, nos deixa de forma precoce, vítima do coronavírus. Aos amigos e familiares, que tenham força para superar este momento de tristeza."

ASSOCIAÇÃO DE PREFEITOS LAMENTA MORTE

A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) emitiu nota em que lamenta o falecimento do prefeito:

A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) lamenta profundamente o falecimento do prefeito de Água Doce do Jorte e diretor do Consórcio da Amunes, Paulo Marcio Leite Ribeiro. Hoje os prefeitos capixabas se despedem de um grande amigo e gestor municipal.

Paulo foi um gestor que se relacionava muito bem com todos e com isso atraiu muitos investimentos, contribuindo fortemente para o desenvolvimento de Água Doce do Norte.

Além de prefeito, Paulo presidiu o Consórcio Cim Nordeste e trabalhou de forma estratégica no avanço do sistema de saúde dos municípios atendidos pelo consórcio.

A alegria era sua marca até nos momentos de dificuldades. Hoje, sem dúvida, é um momento de muita tristeza para os administradores municipais do Espírito Santo, amigos, familiares e população de Água Doce do Norte.

Rezamos para que Deus possa confortar a família neste momento de dor.

Prefeitas e prefeitos do Espírito Santo

VIDA POLÍTICA

Paulo Márcio começou sua carreira política em 2008, quando foi eleito vereador. Foi o mais votado, com 582 votos. Em 2012, tentou se eleger prefeito, mas ficou em segundo lugar. Chegou pela primeira vez ao cargo de chefe do Executivo após a eleição suplementar, em dezembro de 2014, para comandar Água Doce do Norte. O pleito ocorreu após o então prefeito Adilson Cunha (MDB) ter sido cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos. Em 2016, foi reeleito com 60,72% dos votos válidos (5.071 votos). No início deste ano, mudou do DEM para o PSB. 

VICE MORAVA NOS EUA

O caso da cidade ganhou destaque no Estado porque o município chegou a ficar sem comando durante a internação de Paulo Márcio, já que o vice-prefeito de Água Doce do Norte, Jacy Donato (PV), estava morando desde 2018 nos Estados Unidos. Por uma semana a cidade foi administrada por secretários, sob orientações do prefeito que estava na UTI.

Em entrevista para A Gazeta, Jacy confirmou morar no exterior, mas disse que retornaria ao município, se houvesse necessidade. Com a repercussão, o presidente da Câmara, Rodrigo Gomes (PV), conversou com o vice-prefeito e solicitou que ele voltasse para a  cidade. Jacy assumiu o município no dia 14 de julho.

O Portal da Transparência da Prefeitura de Água Doce registra o pagamento de salários a Jacy desde a eleição na chapa de Paulo Márcio, em 2016, sem interrupção. De acordo com a prefeitura, a Lei Orgânica de Água Doce do Norte não tem nenhum dispositivo que proíbe o vice-prefeito de residir fora da cidade.

A partir do episódio, a Câmara Municipal votará uma emenda para estabelecer que o vice-prefeito da cidade só possa ficar mais de 15 dias no exterior com autorização prévia dos vereadores. Segundo o presidente da Casa, já há unanimidade entre os parlamentares para a aprovação da proposta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais