Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2026

“Emenda Pix é um absurdo, tem que acabar”, diz Rose de Freitas em sabatina

Candidata ao Senado pelo MDB defende emendas parlamentares para que recursos cheguem a Estados e municípios, mas não a modalidade direta sem necessidade de projetos aprovados

Publicado em 17 de Setembro de 2026 às 12:02

Julia Camim

Publicado em 

17 set 2026 às 12:02
Sabatina com Rose de Freitas, candidata ao Senado pelo MDB
Rose de Freitas, candidata ao Senado pelo MDB, participou da sabatina A Gazeta/CBN Vitória Fernando Madeira

A ex-senadora Rose de Freitas (MDB), que concorre a uma vaga no Senado Federal nas Eleições 2026, afirmou que as Emendas Pix “não podem existir”. “Emenda Pix é um absurdo, tem que acabar”, disse ela, durante sabatina realizada por A Gazeta e CBN Vitória na manhã desta quinta-feira (17), na sede da Rede Gazeta, em Vitória.


As Emendas Pix são transferências de recursos federais feitas diretamente para as contas das prefeituras ou governos estaduais, sem necessidade de aprovação de projeto pelo governo federal. 


Sobre o controle exercido pelo Congresso Nacional sobre o Orçamento da União por meio de emendas de diferentes tipos — bancada, comissão, individuais —, a candidata disse que a destinação de recursos pelos parlamentares é essencial para garantir que cidades menores e seus respectivos Estados tenham verba para realizar projetos necessários à população.


“As emendas parlamentares se justificam pelo fato de que, quando o parlamentar é sério, ele acaba fazendo a emenda para colocar água onde precisa, escola onde precisa, reabrir o hospital que fechou, creche para as mulheres poderem trabalhar”, defendeu Rose de Freitas.

Veja também 

Rose de Freitas (MDB), candidata ao Senado Federal

Rose defende cassação de ministros do STF e reforma do Judiciário

Para a ex-senadora, as emendas têm valor em razão desse papel. "Mas não a Emenda Pix, que é um absurdo." 


Ainda sobre orçamento, a concorrente disse que a bancada capixaba no Congresso transformou o Senado “em uma porta permanentemente aberta para ouvir o Espírito Santo em todas as áreas”. Isso, segundo ela, permitiu a destinação de recursos para o desenvolvimento de projetos como o Aeroporto de Vitória.


“Isso é um trabalho da bancada, mas que foi sustentado no Orçamento da União, que eu presidia”, afirmou a emedebista, que é ex-presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional.


Para Rose, no entanto, não basta ter representantes do Estado em Brasília; é necessário também que os eleitos sejam ativos em favor dos capixabas. “Estar presente, não é suficiente. Se você estiver presente, mas calado, você não demove os interesses de quem governa (o país) a favor do Estado." 


Rose afirma que o Espírito Santo deve eleger suas prioridades para que, então, estas se tornem pautas a serem discutidas, “a todo momento, em todos os lugares”.


Reveja a sabatina com Rose de Freitas:

Leia mais sobre Eleições 2026

“Emenda Pix é um absurdo, tem que acabar”, diz Rose de Freitas em sabatina

Lula anuncia reajuste do Bolsa Família a menos de um mês do 1º turno

Sob desgaste, Fachin tende a adiar caso Mendonça; ministros podem obstruir pauta do STF

No Ceará, Flávio Bolsonaro diz querer ser reconhecido como o 'novo Visconde de Mauá'

O que é assédio eleitoral no trabalho? Veja exemplos e saiba o que fazer

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Estudante de Direito, Matheus Stein Pinheiro,acusado de matar namorada no ES pode não ser punido por crime
Júri de acusado de matar namorada no Centro começa sem a presença do réu
Imagem de destaque
Gilmar diz que André Mendonça é boneco de campanha e pixuleco eleitoral
Rike Gonçalves dos Santos, de 3 anos, morreu em incêndio em Colatina
Polícia aponta abandono de incapaz na morte de menino de 3 anos em incêndio em Colatina

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados