> >
Dez frases polêmicas de Jair Bolsonaro nos últimos 15 dias

Dez frases polêmicas de Jair Bolsonaro nos últimos 15 dias

Entre as declarações polêmicas do presidente está a sugestão de que os brasileiros "façam cocô" em dias alternados para preservar o meio ambiente e a exaltação do coronel Brilhante Ustra como um "herói nacional"

Publicado em 7 de agosto de 2019 às 19:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Declarações de Jair Bolsonaro à imprensa têm causado polêmica Foto: Marcos Corrêa/PR. (Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) é destaque recorrente por suas declarações polêmicas, que vêm despertando reações de setores da sociedade e de líderes políticos. Em uma de suas falas mais recentes, Bolsonaro chegou a sugerir aos brasileiros "fazer cocô dia sim, dia não" para solucionar os problemas ambientais do país. Ele, que provocou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional, Felipe Santa Cruz, ao dizer que lhe diria a "verdade" sobre como seu pai desapareceu durante o regime limitar, voltou a exaltar o período ditatorial ao dizer que o coronel Brilhante Ustra (chefe do DOI-Codi) foi um "herói nacional"

Essa reportagem foi feita pelo residente Matheus Effgen. (Divulgação)

Sem a recuperação econômica, os discursos podem ser prejudiciais à popularidade do governo, alertam especialistas. Durante um evento em São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia afirmou ainda que a postura do presidente atrapalha a tramitação de projetos de interesse do governo. Os "bolsonaristas", por outro lado, consideram essa posição como uma confirmação das mudanças prometidas por Bolsonaro durante a campanha.  

O Gazeta Online separou dez das frases mais marcantes ditas pelo presidente nos últimos 15 dias. Também ouvimos o professor de política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adriano Oliveira que apontou as consequências das declarações. Confira as frases.

DIA 9 DE AGOSTO

-  Fazer cocô

Aspas de citação

É só você deixar de comer menos um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também

Aspas de citação

Jair Bolsonaro surpreendeu um grupo de repórteres que o aguardavam na entrada do Palácio da Alvorada, na última sexta-feira (9). Ele havia sido questionado se é possível fazer o país crescer com preservação, depois de destacar a necessidade de alimentar a população crescente e dizer que que a pressão internacional contra o desmatamento ocorre porque "eles querem a Amazônia. Após um dos jornalistas perguntar se era possível unir desenvolvimento e preservação ambiental, o presidente sugeriu que os brasileiros façam cocô em dias alternados

- Cultura x Filhos 

Aspas de citação

As pessoas que têm mais cultura têm menos filhos. Eu sou uma exceção à regra, tenho cinco, está certo? Mas como regra é isso.

Jair Bolsonaro
Aspas de citação

Na mesma entrevista, Bolsonaro também sugeriu que os brasileiros tenham mais cultura e menos filhos e disse, inclusive, que ele é uma exceção à esta regra, já que ele mesmo tem cinco filhos.  Em seguida,  afirmou que, segundo o Ministério da Defesa, 2 milhões de pessoas nascem no Brasil todos os anos, "e as pessoas têm que comer". "E como você tem que estimular o agronegócio, que é parte da economia que mais está dando certo no Brasil? Concorremos com Austrália, Estados Unidos e temos de colaborar com esse setor", acrescentou.

DIA 8 DE AGOSTO

Coronel Ustra, acusado de tortura, foi chamado de "herói" por Bolsonaro. (Wilson Dias/ABr)

- Brilhante Ustra

Aspas de citação

É um herói nacional que evitou que o Brasil caísse naquilo que a esquerda hoje em dia quer

Jair Bolsonaro
Aspas de citação

Na frase acima, Jair Bolsonaro se refere ao coronel Brilhante Ustra, que chefiou o DOI-CODI durante a ditadura militar, entre os anos de 1970 e 1974.  A declaração foi dada na saída do Palácio da Alvorada, após ser questionado por jornalistas sobre um almoço que terá com a viúva do coronel, Maria Joseíta Silva Brilhante Ustra. Segundo ele, Joselita conta uma história sobre o marido diferente da que a esquerda conta. 

Ustra foi o primeiro militar condenado por crimes cometidos durante a ditadura. Ele é acusado por testemunhas de comandar pessoalmente sessões de tortura. 

DIA 5 DE AGOSTO 

- Johnny Bravo

Aspas de citação

Eu ganhei! A imprensa tem que entender que eu ganhei. Eu, Johnny Bravo Jair Bolsonaro, ganhou, porra! Ganhou, porra! Vamos entender isso

Aspas de citação

Jair Bolsonaro ficou irritado com jornalistas na segunda-feira (5) durante a cerimônia de inauguração da primeira etapa de uma usina solar em Sobradinho, na Bahia. O presidente afirmou que os jornalistas fazem um trabalho excelente, mas que precisam entender que as eleições terminaram e que ele venceu.

A frase foi dita depois que ele foi questionado sobre a nomeação do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para a embaixada do Brasil em Washington, nos Estados Unidos.

O presidente se comparou a Johnny Bravo, personagem de um desenho animado exibido nos Estados Unidos que ficou conhecido durante a década de 90. O comportamento de Jhohnny é marcado por egocentrismo, vaidade e narcisismo. Bolsonaro ainda postou uma imagem do personagem em seu twitter na terça (6).

 

- Cuba no Nordeste

Aspas de citação

Querem fazer disso uma Cuba?

Aspas de citação

Ainda na segunda-feira (5), Bolsonaro voltou a criticar os governadores do Nordeste. Afirmou que não negará ajuda a nenhum Estado, desde que os governadores trabalhem em em parceria com a sua gestão. O presidente ainda classificou os chefes de Executivos estaduais como pessoas que querem transformar o Brasil em Cuba e classificou os representantes como pessoas que fazem parte de uma “esquerda canalha”, que deseja dividir o país.

Bolsonaro também negou que seja preconceituoso e afirmou que o “politicamente correto” o está impedindo de contar piadas: “A gente não pode mais contar uma piada. Não posso nem contar piada de cabeçudo, de goiano, de gaúcho, de cearense cabra da peste”, disse.

No último dia 19, o presidente foi flagrado enquanto chamava os governantes da Região Nordeste como “paraíbas” em conversa com o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Sem que ele percebesse, a conversas foi captada e amplificada pelos microfones da TV Brasil, quando se preparava para o café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

- Números mentirosos

Aspas de citação

Maus brasileiros não podem divulgar números mentirosos. [...] É uma péssima propaganda para o Brasil lá fora quando dados imprecisos são divulgados

Aspas de citação

Também na segunda-feira (5), Bolsonaro fez um comentário com relação aos dados divulgados pelo Inpe, que apontaram para o aumento do desmatamento na região da Amazônia. No dia 19 de julho, Jair Bolsonaro já havia questionado os indicadores divulgados pelo Inpe.

Após as críticas do presidente, o então diretor do instituto, Ricardo Galvão, reiterou a veracidade dos dados do desmatamento. Na última semana, no entanto, Galvão anunciou que foi exonerado da direção do Instituto. O Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou, na segunda-feira, que pensa em nomear um oficial da aeronáutica para assumir o cargo. 

DIA 4 DE AGOSTO

Indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada divide empresários. (Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

 - Parentes em cargos públicos

Aspas de citação

Já botei parentes no passado, sim. Qual é o problema?

Aspas de citação

Ao rebater uma reportagem do jornal "O Globo", que mostrou que Bolsonaro e seus filhos políticos empregaram 102 pessoas com laços familiares,  o presidente defendeu a nomeação de parentes e destacou sua intenção de indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador brasileiro em Washington. Bolsonaro disse ter nomeado parentes seus apenas antes do Supremo Tribunal Federal (STF) proibir tais nomeações.

DIA 1º DE AGOSTO

- Proibição de pesca

Aspas de citação

Em lugar nenhum do mundo é proibido e queriam proibir aqui

Aspas de citação

Em uma live no Facebook, no dia 1º de agosto, o presidente defendeu que as leis que limitam pesca em território brasileiro sejam revistas. A justificativa é de que a diminuição das restrições irá favorecer o crescimento econômico.

No vídeo, ele aparece ao lado do secretário Nacional de Pesca e Agricultura, Jorge Seif Júnior, que o presenteou com ovas de tainha. O Tribunal Regional da 4ª Região chegou a suspender a pesca industrial da espécie neste ano após o Ministério Público Federal (MPF) divulgar que ela estaria ameaçada de extinção.

Em 2012, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Rio Janeiro multou Bolsonaro depois que ele foi flagrado pescando em um local irregular em Angra. Porém, a multa foi anulada em 2018 depois de um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão compreendeu que o presidente não teve amplo direito de defesa e que a garantia de contraditório não foi assegurada.

DIA 30 DE JULHO

- Comissão da Verdade

Aspas de citação

E você acredita em Comissão da Verdade? Você acredita no PT?

Aspas de citação

No dia 30 de julho, Bolsonaro questionou a seriedade do trabalho da Comissão Nacional da Verdade (CNV) nas investigações de desrespeito aos direitos humanos durante a ditadura. Bolsonaro também disse que o pai do presidente da OAB teria sido morto por representantes da esquerda. 

Ao ser informado sobre a documentação que comprova que Fernando Augusto Santa Cruz estava sob o poder do Estado no momento de sua morte, o presidente pôs em dúvida as intenções da comissão: “Qual foi a composição da comissão da verdade? Foram sete pessoas indicadas por quem? Pela Dilma”.

DIA 30 DE JULHO

- Mortos em presídio

Aspas de citação

Pergunta para as vítimas dos que morreram lá o que eles acham

Aspas de citação

Ao ser questionado por jornalistas, o presidente decidiu não se manifestar sobre o massacre no presídio em Altamira, no Pará. Uma rebelião no local deixou 57 mortos no último dia 29.

As mortes ocorreram no Centro de Recuperação Regional de Altamira. O tumulto teria sido causado por uma briga entre duas facções inimigas, que disputavam o controle da unidade prisional.

DIA 29 DE JULHO

- Morte na ditadura

Aspas de citação

Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele

Aspas de citação

Na última segunda-feira (29), Bolsonaro deu a entender que sabe o que teria acontecido com Fernando Augusto de Santo Cruz, que foi morto durante a ditadura militar. Fernando era pai do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

O comentário foi feito quando o presidente falava sobre o processo judicial que envolve Adélio Bispo, responsável por uma facada em Jair enquanto ela era candidato à presidência. Bolsonaro reclamava porque a entidade havia entrado com uma ação para impedir a quebra do sigilo telefônico de um dos advogados de réu.

ANÁLISE

Para o professor de Política da UFPE, Adriano Oliveira, os posicionamentos do presidente são prejudiciais para a popularidade do governo, inclusive entre as pessoas que votaram nele, mas não estão entre os eleitores mais fiéis.

"Esses eleitores podem não aceitar esse confronto à Constituição e reconhecer que Bolsonaro não entende a importância do cargo que ocupa", analisa. 

Oliveira afirma que uma maneira de garantir o apoio da população e retirar o foco das polêmicas seria a recuperação econômica. De acordo com o professor, caso os brasileiros percebam que o país voltou a crescer, "fica mais fácil acreditar que o governo está de fato comprometido com o crescimento do Brasil".  

Mas, por outro lado, as declarações surtem efeito contrário nos bolsonaristas mais ferrenhos, avalia o professor. Isso ocorre porque os apoiadores mais fiéis do governo já esperam por esse tipo de posicionamento. Como desejam mudanças profundas no Brasil, o ataque e descrença nas instituições e na imprensa são vistos como positivos por essa fatia do eleitorado.

Este vídeo pode te interessar

(Com colaboração de Maíra Mendonça)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais