> >
Defensores públicos foram os únicos a não receber reajuste

Defensores públicos foram os únicos a não receber reajuste

Em protesto, integrantes da categoria decidiram entregar cargos de chefia

Publicado em 5 de abril de 2018 às 23:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Defensoria Pública do Estado. (Divulgação)

Sete defensores públicos do Estado que ocupavam chefias do órgão fizeram um pedido de exoneração coletiva de suas funções de confiança, nesta quinta-feira (5), afirmando estarem sofrendo um tratamento discriminatório em relação às outras carreiras jurídicas do Estado.

Defensores públicos foram os únicos a não receber reajuste

Esta semana, o governo do Estado enviou projeto de lei para reajustar os salários de todos os servidores do Estado em 5%. Além disso, houve projetos para reorganizar carreiras do IPAJM, do Detran, e para amortecer os impactos de outros 574 servidores que sofriam abate-teto. Segundo a Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (ADEPES), a Defensoria foi a única carreira que foi excluída de qualquer reajuste.

"Havia um diálogo com o governo, que dizia que as contas ainda não estavam recuperadas, mas que assim que estivessem haveria uma sinalização. Essas negociações estavam latentes, mas agora o governo negou qualquer tipo de aumento para a Defensoria, o que gerou uma revolta de toda a classe, que já é desprestigiada e desvalorizada há anos. Nosso salário inicial é a metade da média nacional, é o pior do Brasil", afirmou o presidente da associação, Pedro Paulo Coelho.

Outro fator que gerou ainda mais indignação foi um projeto da Procuradoria-Geral do Estado, enviado nesta quinta-feira para a Assembleia Legislativa, que propõe uma gratificação de 30% do subsídio para os procuradores estaduais que atuarem em regime de dedicação exclusiva, ficando impedidos de exercer a advocacia.

"A nossa briga era principalmente pela equiparação das carreiras jurídicas, com o Ministério Público ou Procuradoria do Estado. A gente está muito distante e, agora, com esse aumento da PGE, a diferença ficou ainda maior. Nem sequer os 5% resolveriam o nosso problema, mas nem isso veio. O governo rompeu com qualquer expectativa de diálogo da classe", criticou.

Em nota de repúdio, a entidade destacou que "com esse reajuste, a remuneração de um procurador será mais que o dobro de um defensor público, que presta assistência jurídica à população em situação de vulnerabilidade e é proibido de exercer a advocacia privada. Quem defende o Estado recebe um tratamento e quem defende a população carente é mais uma vez prejudicado". O maior salário pago hoje aos defensores é de R$ 13.712,41.

Como é um órgão autônomo, é necessário que a própria Defensoria Pública-Geral encaminhe projeto de lei para instituir o aumento. No entanto, como é o Executivo é que prevê o orçamento do órgão, ele teria que fazer uma suplementação para permitir esse reajuste, o que não foi prometido, segundo o presidente da Adepes.

A consequência disso, de acordo com o defensor, é o sucateamento do órgão, que hoje só atende em 26 de 78 municípios e sofre com a evasão dos membros. Em dezembro de 2013, eram 215 defensores em exercício, e hoje são apenas 167. Em apoio, 28 organizações divulgaram um manifesto em repúdio ao governo pelos problemas na instituição.

Este vídeo pode te interessar

A Defensora Pública-Geral do Estado, Sandra Nara Vianna, foi procurada, mas o órgão não quis se manifestar. O governo do Estado respondeu, por nota, que a Defensoria Pública possui autonomia administrativa e financeira. Sendo assim, cabe a cada Poder ou órgão elaborar e enviar ao Legislativo projeto de lei relativo ao reajuste dos seus servidores.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais