> >
Casagrande escolhe aliada de Eder Pontes para comandar MPES

Casagrande escolhe aliada de Eder Pontes para comandar MPES

Luciana Andrade foi a mais votada na lista tríplice eleita pelos membros do Ministério Público do Espírito Santo

Publicado em 25 de março de 2020 às 18:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Promotora de Justiça Luciana Andrade
Promotora de Justiça Luciana Andrade foi a mais votada de uma lista de três nomes. (Helio Filho/Secom)

A promotora Luciana Andrade foi escolhida pelo governador Renato Casagrande (PSB) para comandar o Ministério Público Estadual do Espírito Santo (MPES). Ela foi a mais votada em lista tríplice eleita pelos membros da instituição.

A promotora é aliada do atual procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, que chegou a se inscrever para a disputa por mais um mandato. E desistiu.

A promotora Luciana Gomes Ferreira de Andrade recebeu 168 votos. Em seguida, estavam o promotor Marcello Souza Queiroz, com 146. Em terceiro, o também promotor Adélcion Caliman, com 110.

O governador não é obrigado a escolher ou mais votado, ou mais votada. Mas esta é uma reivindicação da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.

A nomeação da nova procuradora-geral de Justiça deve ser publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (26). A posse será em 4 de maio. O mandato é de dois anos.

PERFIL

Ela ingressou no MPES em 2003. Foi nomeada secretária-geral do gabinete do procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, e coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE).

Luciana Andrade ocupou a mesma função, de secretária-geral, na administração de Elda Spedo, outra aliada de Eder Pontes.

O QUE FAZ O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA

Cabe ao procurador-geral, por exemplo, atuar nos casos de políticos com foro privilegiado no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), como deputados estaduais e prefeitos. E somente o procurador-geral de Justiça pode propor uma ação contra chefes de outros Poderes do Estado como, por exemplo, o presidente da Assembleia Legislativa e o presidente do Tribunal de Justiça.

O procurador-geral ganhou, em 2018, superpoderes para interferir em casos de políticos até mesmo no primeiro grau do Judiciário.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais