> >
Cariacica e Serra terão diplomação virtual devido ao aumento de casos de Covid

Cariacica e Serra terão diplomação virtual devido ao aumento de casos de Covid

Maior número de infectados pelo novo coronavírus fez a Justiça Eleitoral mudar o formato das cerimônias. Agora, em todas as cidades da Grande Vitória os eventos para entrega dos diplomas para os eleitos serão pela internet

Publicado em 15 de dezembro de 2020 às 14:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Câmaras municipais da Serra e de Cariacica
Câmaras da Serra e de Cariacica: vereadores eleitos serão diplomados na quinta-feira. (Montagem/Fernando Madeira e Ricardo Medeiros)

O aumento de número de casos de Covid-19 na Grande Vitória nos últimos dias fez a Justiça Eleitoral alterar os modelos de cerimônias de diplomação que estavam previstos para Cariacica e Serra. As solenidades nos dois municípios serão realizadas na quinta-feira (17). Com a nova determinação, todos os eleitos e os primeiros suplentes nas quatro maiores cidades do Espírito Santo serão diplomados em reuniões 100% virtuais.

Os links de acesso para as cerimônias serão encaminhados para os convidados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES). Não há previsão de transmissão pelos canais oficiais da Corte. 

Cariacica teria uma cerimônia híbrida, no salão do Fórum do município. Estariam presentes apenas o prefeito eleito, Euclério Sampaio (DEM), a vice-prefeita na chapa, Enfermeira Edna (Avante), e o vereador mais votado, Edgar do Esporte (PSL). Os demais vereadores e os primeiros suplentes de cada partido teriam os nomes lidos durante o evento e receberiam os diplomas por e-mail.

Já na Serra, estava previsto um evento presencial para eleitos – prefeito, vice-prefeito e vereadores – e primeiros suplentes de cada partido. Cada um poderia levar um acompanhante. A cerimônia aconteceria no auditório da Câmara municipal.

Com a crescente de casos de Covid-19, os juízes eleitorais responsáveis pela Serra e por Cariacica decidiram seguir o formato que será adotado em Vitória e Vila Velha e fazer o rito de entrega dos diplomas no modelo virtual, pela plataforma Zoom. 

VEJA O CALENDÁRIO DE DIPLOMAÇÕES NA GRANDE VITÓRIA

  • Vitória: será na quarta-feira (16), às 14 horas, pela plataforma Zoom.
  • Cariacica: será na quinta-feira (17), às 9h30, pela plataforma Zoom.
  • Serra: será na quinta-feira (17), às 13h30, pela plataforma Zoom.
  • Vila Velha: será na sexta-feira (18), às 13h, pela plataforma Zoom.

De acordo com o TRE-ES, não está previsto na legislação como deve ser a entrega dos diplomas – que atestam que os nomes escolhidos nas urnas estão aptos para assumir os cargos no dia 1º de janeiro, data das cerimônias de posse. O juiz eleitoral responsável por cada cidade é quem decide como será a entrega dos documentos, estabelecendo dia, horário, local e quem será convidado para o evento.

Em geral, também participam representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Espírito Santo (OAB-ES) e do Ministério Público Estadual (MPES).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais