ASSINE

Cariacica e Serra terão diplomação virtual devido ao aumento de casos de Covid

Maior número de infectados pelo novo coronavírus fez a Justiça Eleitoral mudar o formato das cerimônias. Agora, em todas as cidades da Grande Vitória os eventos para entrega dos diplomas para os eleitos serão pela internet

Vitória
Publicado em 15/12/2020 às 13h31
Atualizado em 15/12/2020 às 13h31
Câmaras municipais da Serra e de Cariacica
Câmaras da Serra e de Cariacica: vereadores eleitos serão diplomados na quinta-feira. Crédito: Montagem/Fernando Madeira e Ricardo Medeiros

O aumento de número de casos de Covid-19 na Grande Vitória nos últimos dias fez a Justiça Eleitoral alterar os modelos de cerimônias de diplomação que estavam previstos para Cariacica e Serra. As solenidades nos dois municípios serão realizadas na quinta-feira (17). Com a nova determinação, todos os eleitos e os primeiros suplentes nas quatro maiores cidades do Espírito Santo serão diplomados em reuniões 100% virtuais.

Os links de acesso para as cerimônias serão encaminhados para os convidados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES). Não há previsão de transmissão pelos canais oficiais da Corte. 

Cariacica teria uma cerimônia híbrida, no salão do Fórum do município. Estariam presentes apenas o prefeito eleito, Euclério Sampaio (DEM), a vice-prefeita na chapa, Enfermeira Edna (Avante), e o vereador mais votado, Edgar do Esporte (PSL). Os demais vereadores e os primeiros suplentes de cada partido teriam os nomes lidos durante o evento e receberiam os diplomas por e-mail.

Já na Serra, estava previsto um evento presencial para eleitos – prefeito, vice-prefeito e vereadores – e primeiros suplentes de cada partido. Cada um poderia levar um acompanhante. A cerimônia aconteceria no auditório da Câmara municipal.

Com a crescente de casos de Covid-19, os juízes eleitorais responsáveis pela Serra e por Cariacica decidiram seguir o formato que será adotado em Vitória e Vila Velha e fazer o rito de entrega dos diplomas no modelo virtual, pela plataforma Zoom. 

VEJA O CALENDÁRIO DE DIPLOMAÇÕES NA GRANDE VITÓRIA

  • Vitória: será na quarta-feira (16), às 14 horas, pela plataforma Zoom.
  • Cariacica: será na quinta-feira (17), às 9h30, pela plataforma Zoom.
  • Serra: será na quinta-feira (17), às 13h30, pela plataforma Zoom.
  • Vila Velha: será na sexta-feira (18), às 13h, pela plataforma Zoom.

De acordo com o TRE-ES, não está previsto na legislação como deve ser a entrega dos diplomas – que atestam que os nomes escolhidos nas urnas estão aptos para assumir os cargos no dia 1º de janeiro, data das cerimônias de posse. O juiz eleitoral responsável por cada cidade é quem decide como será a entrega dos documentos, estabelecendo dia, horário, local e quem será convidado para o evento.

Em geral, também participam representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Espírito Santo (OAB-ES) e do Ministério Público Estadual (MPES).

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.