> >
Candidatos do ES ficam de fora de 'horário eleitoral gratuito' de Bolsonaro

Candidatos do ES ficam de fora de "horário eleitoral gratuito" de Bolsonaro

Presidente tem usado transmissões ao vivo para pedir votos a candidatos que disputam o pleito de 2020. Apesar de vários concorrentes capixabas se associarem ao nome de Bolsonaro, eles não foram lembrados

Publicado em 6 de novembro de 2020 às 18:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Transmissão do dia 5 de novembro
Bolsonaro exibe santinhos de candidatos e pede votos em transmissão nas redes sociais. (Reprodução/Instagram)

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem usado transmissões ao vivo nas redes sociais para pedir votos para aliados que disputam as eleições municipais em todo o país. Ele já citou nomes de candidatos que concorrem ao cargo de prefeito e a vereador em diferentes Estados, mas, até agora, nenhum dos seus apoiadores no Espírito Santo foi lembrado.

O Estado é um reduto de bolsonaristas. Em cada uma das quatro principais cidades da Grande Vitória, há pelo menos um candidato com esse perfil, com destaque para Capitão Assumção (Patriota), em VitóriaAmarildo Lovato (PSL), em Vila Velha, e Subtenente Assis (PTB), em Cariacica

Candidatos do ES ficam de fora de horário eleitoral gratuito de Bolsonaro

Todos os três têm associado as candidaturas à figura do presidente e já participaram de manifestações pró-Bolsonaro. Essa dedicação, contudo, ainda não foi reconhecida nem pelo Planalto, nem pelos eleitores. Em pesquisas eleitorais, eles não aparecem bem posicionados.

Jair Bolsonaro chegou a dizer que não se envolveria no pleito deste ano, mas nas duas últimas semanas tem dedicado parte de suas lives ao que ele chama de “horário eleitoral gratuito”.

Nesta quinta-feira (04), ele exibiu santinhos e pediu votos para candidatos a vereador, entre eles seu filho Carlos Bolsonaro (Republicanos), que concorre à reeleição no Legislativo do Rio de Janeiro. Citou, ainda, aqueles que concorrem para prefeito, como Marcelo Crivella (Republicanos), também no Rio, e Celso Russomano (Republicanos), em São Paulo.

Candidatos de cidades menores também têm tido espaço na transmissão do presidente. Ele declarou apoio a pelo menos dez concorrentes nos municípios de Belo Horizonte, Fortaleza, Santos, Manaus e Boa Vista.

Mas no Espírito Santo, onde Bolsonaro obteve 63% dos votos em 2018, os candidatos não têm recebido a mesma atenção. Nas lives, nem sequer foram mencionados.

Na Capital, o deputado estadual Capitão Assumção se destaca como representante deste grupo. Ele faz questão de citar Bolsonaro na propaganda eleitoral e exibe fotos do presidente no material de campanha e em seu gabinete na Assembleia Legislativa. 

O parlamentar é um seguidor fiel do chefe do Executivo federal e já participou de manifestações pró-Bolsonaro em Brasília.

Em Cariacica, Subtenente Assis também se declara um aliado do presidente. Ele participou da mesma manifestação que Assumção, em junho, em Brasília. Na ocasião, eles se postaram contra decisões do Supremo Tribunal Federal e desrespeitaram medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras. 

O militar também exibe, em suas redes sociais, fotos com o presidente e, assim como Assumção, defende o uso hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. O medicamento não tem eficácia comprovada cientificamente contra o novo coronavírus.

Concorrendo pelo PSL, partido que preside no município canela-verde e pelo qual Bolsonaro foi eleito, Amarildo Lovato se declara o candidato de Bolsonaro em Vila Velha. 

Amarildo colocou a foto de Bolsonaro na fachada da sede do PSL em Vila Velha. A hashtag #FechadocomBolsonaro é praticamente seu slogan de campanha.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais