> >
Flagrante interrompe furto de energia em distribuidora de bebidas em São Mateus

Flagrante interrompe furto de energia em distribuidora de bebidas em São Mateus

Perícia constatou que o estabelecimento estava com uma ligação trifásica ligada direto na rede, alimentando todo o estabelecimento, sem o registro de consumo, diz concessionária

Publicado em 4 de julho de 2025 às 17:33

Flagrante interrompe furto de energia em distribuidora de bebidas em São Mateus
Ação de concessionária teve participação das polícias Civil e Científica Crédito: EDP

Investigadores da Polícia Civil, peritos da Polícia Científica, e técnicos de uma concessionária de energia flagraram, nesta sexta-feira (4), o que afirmam ser furto de energia elétrica em uma distribuidora de bebidas no bairro Nova São Mateus, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Não houve prisão, segundo a polícia.

A EDP informou que, "durante a realização da perícia, foi constatado que o estabelecimento estava com uma ligação trifásica ligada direto na rede, alimentando todo o estabelecimento, sem o registro de consumo e caracterizando o furto". 

Com o flagrante, os técnicos da EDP retiraram o ramal com a ligação irregular. A Polícia Civil informou que um inquérito policial será instaurado para apurar o crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel”. A pena é de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

00:00 / 01:28
Flagrante interrompe furto de energia em distribuidora de bebidas em São Mateus

A EDP, a Polícia Civil e a Polícia Científica informaram em nota conjunta, que além da responsabilização criminal, o responsável deverá ressarcir a distribuidora pelos valores não faturados durante o período da irregularidade, conforme determina a Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além dos custos operacionais e administrativos gerados.

A concessionária de energia elétrica informou ainda que o furto de energia "é uma prática ilegal e perigosa, que coloca em risco a segurança da população, podendo causar sobrecargas, danos à rede elétrica, interrupções no fornecimento e até acidentes graves".

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Região Norte do ES

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais