> >
Crimes ambientais na área do Parque Paulo César Vinha são alvo de operação

Crimes ambientais na área do Parque Paulo César Vinha são alvo de operação

Ação apura ocupações irregulares, grilagem de terras e outras ações ilegais na região do Parque Estadual Paulo César Vinha e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba

Felipe Sena

Repórter / fsena@redegazeta.com.br

Publicado em 9 de maio de 2025 às 09:26

Fase ostensiva da “Operação Ampulheta”, nesta quinta-feira (08)
Fase ostensiva da “Operação Ampulheta”, nesta quinta-feira (08) Crédito: Divulgação MPES

Uma operação deflagrada na manhã de quinta-feira (8) teve como alvo suspeitos de envolvimento em crimes ambientais em áreas de preservação do Espírito Santo. A ação aconteceu nos municípios de Guarapari e Vila Velha, e é chamada Operação Ampulheta – que apura ocupações irregulares, grilagem de terras e outras ações ilegais na região do Parque Estadual Paulo César Vinha e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba.

A investigação, segundo o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), aponta a atuação de uma organização criminosa voltada à exploração indevida do solo urbano, com uso desordenado da terra e crescimento de atividades ilegais. Entre as condutas apuradas estão também a intimidação de fiscais ambientais por parte de suspeitos que estariam lucrando com a ocupação da área protegida.

Trator apreendido durante Operação Ampulheta
Trator apreendido durante Operação Ampulheta Crédito: Divulgação MPES

A fase ostensiva da operação contou com apoio da Polícia Militar, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES. O objetivo era o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara do Juízo das Garantias de Guarapari.

Na ação, um depósito de material de construção foi interditado e foram apreendidos documentos como recibos, cheques e notas fiscais, além de duas armas de fogo, 19 munições de calibres variados, oito celulares, seis caminhões, um trator e R$ 10,2 mil em dinheiro. Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais