> >
Ciclistas capixabas pedalam de São Mateus ao Santuário de Aparecida

Ciclistas capixabas pedalam de São Mateus ao Santuário de Aparecida

O grupo deixou a cidade no Norte do Espírito Santo na última quinta-feira (9) e percorreu 1.050 quilômetros até o Santuário, em São Paulo

Publicado em 15 de janeiro de 2020 às 15:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O trio percorreu mais de 1 mil quilômetros de São Mateus até Aparecida, em São Paulo. (Arquivo Pessoal)

Foram  1.050 quilômetros percorridos durante seis dias até chegar ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Esse foi o percurso feito por um grupo de três ciclistas que saiu de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, com destino ao templo.

O grupo formado por Manoel Lopes, de 62 anos, Uarlan Ferreira, de 41, e Augusto Nogueira, de 60 anos, chegou à Aprecida pouco depois das 17h desta terça-feira (14). Segundo Uarlan, a sensação é de missão cumprida.

Aspas de citação

É uma sensação de dever cumprido, de uma proteção maravilhosa de Nossa Senhora e pedimos proteção a Deus. Nós, ciclistas, precisamos ser respeitados no trânsito, porque também temos famílias que estão nos esperando. Queremos que olhem para os ciclistas com mais respeito, que não joguem o carro em cima e que não coloquem nossa vida em risco. Ao longo desse percurso recebemos muito apoio e graças a Deus chegamos ilesos, sem nenhum imprevisto. Foi maravilhoso!

Uarlan Ferreira
Ciclista capixaba
Aspas de citação

De acordo com Manoel, o destino foi escolhido por eles e ampliado depois. “A ideia de fazer esse percurso surgiu numa brincadeira. Fizeram o convite para gente vir até o Rio de Janeiro, mas decidimos aumentar o percurso até Aparecida. O Augusto já pedalou e já fez vários pedais grandes. Ele é espanhol e naquela área eles costumam pedalar grandes percursos. Nós, não. Essa foi a primeira vez que fizemos um trajeto grande como esse. Anualmente costumamos fazer o percurso de São Mateus até o Convento da Penha. No ano passado foram cerca de 50 integrantes”, comentou.

Durante o trajeto, ao passar pelo Rio de Janeiro, o trio fez uma visita ao Cristo Redentor, ponto turístico da cidade. “No domingo, paramos no Rio de Janeiro e fizemos uma visita ao Cristo Redentor. Depois seguimos viagem com destino a cidade de Aparecida”, lembrou.

Depois de visitarem o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o trio seguiu para Aparecida do Norte, em São Paulo. (Arquivo Pessoal)

DESAFIOS

De acordo com os ciclistas, o maior desafio foi enfrentar as altas temperaturas durante o trajeto. O grupo chegou a pedalar 50 horas no total, parando apenas durante a noite para descansar.

“A questão de sofrimento mesmo foi a temperatura que enfrentamos de Vitória até chegar na região serrana do Rio de Janeiro. Sofremos um pouco porque chegamos a pedalar com a temperatura de 47 graus. Temos equipamentos que monitoram toda a viagem, a condição dos ciclistas e paramos porque a temperatura chegou muito alto”, contou Manoel.

Os preparativos para essa aventura começaram bem antes da viagem. “Teve os desafios de qualquer pedal, mas nos preparamos, fizemos alguns treinos antes com pedais maiores tudo para ter condições de fazer todo o percurso”, destacou o ciclista.

Este vídeo pode te interessar

Nesta quarta-feira (15), os ciclistas participaram de missas no Santuário e já na quinta-feira (16), seguem para Piraí, a cerca de 170 quilômetros de Aparecida, onde vão pegar uma carona e retornar para São Mateus, completando o percurso total de 1.200 quilômetros.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais