> >
Alerta máximo em Linhares após aumento do nível do Rio Doce, no ES

Alerta máximo em Linhares após aumento do nível do Rio Doce, no ES

Volume do rio voltou a subir na quinta-feira (5) e pode ultrapassar os 4 metros nesta sexta-feira (6). As duas famílias desabrigadas continuam em um ginásio da prefeitura

Publicado em 6 de março de 2020 às 13:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A Defesa Civil Municipal continua acompanhando a situação do Rio Doce e monitorando as áreas de risco. (TV Gazeta Norte/Reprodução)

O nível do Rio Doce voltou a subir em Linhares, na Região Norte do Espírito Santo, e a Defesa Civil do município já adota o alerta máximo para o risco de alagamentos. O volume do rio subiu entre a quinta e a madrugada desta sexta-feira (6). Sete pessoas de duas famílias estão fora de casa desde segunda-feira (2).

O coordenador da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos Santos, informou que a previsão é de que o rio continue subindo e ultrapasse os 4 metros nesta sexta-feira. “Já estávamos em alerta desde janeiro porque não abaixamos da cota de inundação, que é 3,45 metros”, explicou Santos. Mas durante a manhã foi feita uma nova avaliação e 

Na quarta-feira (4), o nível do rio chegou a abaixar, mas voltou a subir na quinta-feira. De acordo com o coordenador, isso aconteceu por causa de chuvas ao longo da bacia do Doce. Pela foz ser no município, Santos explica ainda que o volume de água no rio também sofre influência da maré.

“Nós somos o último município da bacia do Rio Doce e toda água que chove em municípios por onde passa o rio desce para Linhares. A gente conta ainda com a influência da maré. Quando a gente pega a maré vazando, a água diminui mais rápido, quando ela está enchendo, ela retém um pouco mais”, informou o coordenador.

Desde que o rio começou a subir, duas famílias foram retiradas de casa por causa de alagamentos no bairro Olaria. Caso o rio atinja o previsto para esta manhã, o coordenador alerta que outras famílias precisarão deixar suas casas no bairro.

“Estamos monitorando desde ontem à noite e não precisamos tirar mais famílias do bairro Olaria. As famílias levadas para o ginásio do município depois de ter a casa alagada pelo aumento do nível do rio continuam abrigadas no local”, contou Santos.

Este vídeo pode te interessar

Com informações da TV Gazeta

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais