> >
Turistas buscam o 'milagre da areia preta' em Guarapari

Turistas buscam o 'milagre da areia preta" em Guarapari

Em Guarapari, partículas ajudam a prevenir o câncer de mama

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 01:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Andrea Giotto, 44, professora, e Roseli Rosa, 47, professora na Praia da Areia Preta em Gurarapari . (Marcelo Prest - GZ)

A descoberta feita por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de que a areia preta encontrada em Guarapari é uma grande aliada na prevenção do câncer de mama não poderia ter sido revelada em melhor hora. Além das altas temperaturas do verão e da beleza do mar, agora moradores e turistas têm um motivo a mais para desbravar o balneário: cuidar da saúde.

A novidade sobre os novos os benefícios da areia monazítica – que já concedeu à Guarapari o título de “cidade saúde” por seus efeitos terapêuticos sobre o reumatismo – chegou em dezembro de 2017. De acordo com o portal G1 Espírito Santo, o doutor em Física Nuclear e professor da Ufes Marcos Tadeu Orlando pesquisou o assunto por anos e concluiu que a radiação que sai da areia é capaz de reduzir a incidência do câncer de mama.

Enquanto em Guarapari duas a cada 100 mil mulheres apresentam o câncer, em outras cidades, onde não há areia preta, o índice é muito maior. Este é o caso de Colatina, por exemplo, onde a enfermidade aparece em um grupo de 178 mulheres a cada 100 mil. No entanto, a dose necessária para a prevenção, assim como o limite de radiação absorvido por cada pessoa ainda não foram definidos.

Mesmo assim, as mulheres já comemoram. A aposentada Mara Magdala, de 58 anos, é uma delas. Ela, cuja mãe teve câncer de mama e que no ano passado levou um susto ao descobrir um problema benigno no seio, é frequentadora da Praia da Areia Preta, em Guarapari, e diz que agora se sente mais aliviada.

Mara Magdala, 58, aposentada e sua filha Letícia Pinheiro, 16, estudante na Praia da Areia Preta em Gurarapari. (Marcelo Prest - GZ)

“Por eu já ter passado por isso, minha família tinha medo de que a radiação da areia preta pudesse desencadear o câncer. Mas agora, sabendo que é o contrário, dá para cuidar da saúde e aproveitar o verão ao mesmo tempo”, ressalta.

Já as professoras Andrea Giotto, 44, e Roseli Rosa, 47, saíram do interior de São Paulo para descansar em Guarapari e se surpreenderam com a informação. “Ficamos sabendo disso através da nossa guia quando chegamos aqui. É muito interessante. Respirar esse ar também é muito bom”, pontua Roseli. Por outro lado, Andrea acrescenta: “Agora é preciso divulgar mais isso para os turistas”.

Este vídeo pode te interessar

Segundo o professor Marcos Tadeu, o poder terapêutico da areia já foi descoberto em outros países. Em Guarapari, ele se estende até Meaípe. “Em Guarapari, há o tratamento térmico e de baixa radiação pela areia e a aspiração do gás radônio (gás radioativo liberado do solo em regiões ricas em minério). Além de tudo, é um ambiente salutar, agradável.”

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais