> >
Rebite: saiba os efeitos que pílula encontrada em carreta pode causar

Rebite: saiba os efeitos que pílula encontrada em carreta pode causar

Os comprimidos de rebite, substância utilizada por vários motoristas de carreta de forma ilegal para não dormir, estavam dentro de uma sacola na cabine do veículo

Publicado em 11 de junho de 2019 às 14:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Acidente com carreta na BR 101, na Serra. (Fernando Estevão)

Após o grave acidente entre um carro de passeio e uma carreta que transportava um bloco de granito, que tirou a vida de três pessoas da mesma família, entre elas um bebê de 1 ano e 4 meses, e deixou em estado gravíssimo uma criança de 11 anos, policiais rodoviários federais encontraram cartelas de um medicamento, conhecido entre os caminhoneiros como rebite, dentro de uma bolsa que estava na cabine da carreta. A substância é utilizada de forma ilegal para que o motorista consiga dirigir por mais horas sem dormir.

“Foi encontrado dentro da bolsa dele. Fizemos algumas perguntas no hospital e ele confirmou que era pra ele usar. É uma substância muito utilizada pelos caminhoneiros, mas é proibido porque gera danos colaterais”, pontuou o inspetor Davi Magnago, da PRF.

NOBÉSIO EXTRA FORTE

Comprimidor de rebite encontrados em cabine de carreta envolvida no acidente que tirou a vida de três pessoas da mesma família e deixou uma criança em estado gravíssimo . (Divulgação)

As pílulas encontradas na carreta são de Nobésio Extra Forte. O princípio ativo dos rebites, em geral, é o femproporex, que o organismo transforma em anfetamina, um estimulante do sistema nervoso. Ainda não há informações se o motorista da carreta tinha feito uso da substância na noite em que o acidente aconteceu e, assim que ele for encontrado, deverá passar por exames toxicológicos. 

A venda do Nobésio Extra Forte é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por isso não é possível encontrar a bula. Mas dentre os efeitos colaterais do uso de rebites há tanto alterações fisiológicas como comportamentais. Em baixas doses, a pessoa apresenta insônia, perda de apetite, taquicardia e dilatação dos olhos. Este efeito é prejudicial aos motoristas, pois à noite a visão pode ser ofuscada por faróis dos carros em sentido contrário. Porém, com o aumento da dose surgem efeitos como aumento da pressão arterial, impotência sexual, distúrbios gastrointestinais, irritabilidade, paranoia, entre outros.

PERIGO NO TRÂNSITO

Estudos sobre o uso de rebites por motoristas explicam que este costume é preocupante. Apesar de o efeito parecer bom e dar vantagem ao caminhoneiro, por exemplo, à medida que a concentração da anfetamina presente na droga aumenta, o desempenho da direção do veículo diminui.

Este vídeo pode te interessar

O condutor que utiliza essas drogas está submetido a um efeito chamado por especialistas de "rebote" sobre o sistema nervoso central, que envolve a indução de depressão, fadiga e sono. Esse conjunto faz com que os efeitos das anfetaminas presentes nos comprimidos leve o motorista a situações de risco no trânsito. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais