Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Capixaba
  • GV
  • No Espírito Santo, duas crianças estão com suspeita de sarampo
Alerta na Saúde

No Espírito Santo, duas crianças estão com suspeita de sarampo

Em Vila Velha e em Viana, dois casos de suspeita, envolvendo menores de idade, estão sendo monitorados

Publicado em 13 de Agosto de 2019 às 16:21

Redação de A Gazeta

Publicado em 

13 ago 2019 às 16:21
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a confirmação do primeiro caso de sarampo no Espírito Santo, uma adolescente de 19 anos, a preocupação aumenta em relação aos casos que ainda estão sendo investigados no Estado. Dos 66 casos notificados, 63 casos foram descartados até esta segunda-feira (12). No entanto, dois permanecem em investigação, um deles em Vila Velha e o outro em Viana.

A prefeitura de Vila Velha informou que o caso que ainda permanece em investigação trata-se de uma criança do sexo masculino, de 11 meses e não vacinada contra o sarampo por não possuir idade mínima, dentro do protocolo da rotina, para receber a vacina tríplice viral. Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, todas as medidas de controle e bloqueio vacinal foram adotadas.

Em Viana, o caso em suspeita também é de uma criança, mas a prefeitura não confirmou a idade. O bloqueio dos contactantes foi realizado através da vacinação. Como o resultado da primeira sorologia deu positivo, foi feita também uma varredura vacinal em cinco quarteirões ao redor da casa da criança com suspeita de contaminação. A Secretaria de saúde de Viana agora aguarda o resultado do segundo teste para confirmar ou não a doença. 

ALERTA

A Sesa acompanha os outros dois casos de pessoas com suspeita de sarampo. Nesta situação, enquanto a investigação está em andamento, foi realizado o bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram algum tipo de contato com os casos suspeitos e o isolamento domiciliar dos mesmos.

Vítima de sarampo já foi identificada Crédito: Divulgação/ Sesa

“Pedimos para que todos os profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais e sintomas do sarampo que são febre, manchas avermelhadas no corpo (exantema) acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e notifiquem à Vigilância Epidemiológica municipal para que possa desencadear as medidas necessárias de controle. Como o contágio ocorre pelo ar, qualquer contato com uma pessoa doente apresenta um alto risco de transmissão”, esclareceu a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

 

 CASO CONFIRMADO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou, na segunda-feira (12), o primeiro caso de sarampo no Espírito Santo. Os exames para confirmação da doença comprovaram que uma moradora de Cariacica, que esteve em São Paulo entre os dias 14 e 21 de julho, adoeceu na volta ao Estado.

São Paulo tem mais de 900 casos confirmados de sarampo e vários municípios considerados área de risco.

A adolescente, que tem 19 anos, ficou em isolamento domiciliar e os procedimentos de bloqueio vacinal seletivo nas pessoas que tiveram contato com ela foram realizados, além da varredura em cinco quadras no entorno do seu domicílio. A jovem está curada e passa bem.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
Brasil diz ter convocado diplomata argentina para cobrar explicações sobre viagem de Flávio Bolsonaro
Macário Júdice Neto está preso desde dezembro
Macário Júdice é solto com uso de tornozeleira após quase um ano de prisão
Compra on-line; Black Friday; e-commerce; compra virtual; comércio eletrônico
O consumidor mudou mais nos últimos cinco anos do que nas duas décadas anteriores

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.