> >
Engenheiros produzem 'escudos' para doar a profissionais de saúde do ES

Engenheiros produzem 'escudos' para doar a profissionais de saúde do ES

Um dos projetos já distribuiu pelo menos 400 peças a funcionários de hospitais do Espírito Santo. Outro, de professores da Ufes, quer fabricar 150 mil escudos para proteger os profissionais do coronavírus.

Publicado em 2 de abril de 2020 às 18:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Engenheiros produzem ‘escudos faciais’ contra coronavírus para doar a profissionais de saúde do ES
Engenheiros produzem ‘escudos faciais’ contra coronavírus para doar a profissionais de saúde do ES. (Reprodução/TV Gazeta)

Projetos idealizados por engenheiros em parceria com institutos e empresas privadas vão fabricar e fornecer, gratuitamente, escudos faciais para proteger profissionais da saúde contra o novo coronavírus. Pelo menos duas iniciativas desse tipo estão em andamento. Uma delas já doou cerca de 400 escudos a hospitais do Estado e estima chegar à marca de três mil. Outra, de professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), quer fabricar 150 mil escudos.

Ambos os projetos produzem os escudos através de uma impressora 3D. A peça é uma barreira física transparente entre o paciente e o médico ou enfermeiro, podendo ser higienizada e reutilizada. Os protetores não substituem as máscaras e os óculos, mas são uma primeira camada de proteção.

Um dos projetos, intitulado Escudo Solidário, foi idealizado pelo engenheiro mecânico Allan Assad. Como os envolvidos estão atuando de maneira voluntária, a ideia tem apoio de empresas privadas

“A ideia surgiu através de uma demanda de médicos que procuraram, por conta da falta do EPI[ Equipamento de Proteção Individual], para os profissionais de saúde que estão de frente ao combate do Covid-19. Criamos uma equipe com pessoas que trabalham com cultura maker no estado. Tem pessoas de todos os tipos, empresas, o Ifes [Instituto Federal do Espírito Santo] entrou em contato ontem”, disse Allan.

Cada máscara, ou escudo, leva entre 30 minutos e uma hora para ficar pronta. Na quarta-feira (1º), foram distribuídos 100 escudos, que já estão sendo utilizados. Nesta quinta-feira (2), a estimativa é doar outras 300 unidades.

“É muito gratificante a gente utilizar o conhecimento que a gente tem para contribuir com uma situação dessa”, disse Allan.

Um segundo projeto é organizado por professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Eles pretendem produzir 150 mil escudos.

“Estamos usando placas de acetato, que são cortadas numa máquina a laser, elástico e injeção de plástico para fazer o suporte”, explica o professor do Departamento de Engenharia Elétrica Marcelo Segatto.

Engenheiros produzem ‘escudos faciais’ contra coronavírus para doar a profissionais de saúde do ES
Engenheiros produzem ‘escudos faciais’ contra coronavírus para doar a profissionais de saúde do ES. (Reprodução/TV Gazeta)

Segundo ele, o projeto já conta com parcerias da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), empresas privadas e de um grupo de desenvolvedores capixaba.

“É algo caro e trabalhoso, mas, em dez dias, com a chegada dos insumos, vamos começar a produzir cerca de quatro mil escudos por dia”, prevê Segatto.

Na Ufes, o projeto envolve oito professores dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Matemática.

Os docentes estão participando de todas as etapas, desde a concepção do projeto de fabricação, até o corte da peça, passando pela captação de recursos de empresas privadas.

De acordo com o professor, “se houver excedente na produção, será possível repassar para outros estados do país”, disse.

Com informações da TV Gazeta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais