ASSINE

É boato: alimentos alcalinos não servem para combater o coronavírus

Mensagem falsa que está circulando na internet incentiva o consumo de alimentos alcalinos e traz uma lista errada de alimentos que teriam este perfil

Publicado em 16/04/2020 às 17h56
Atualizado em 16/04/2020 às 20h32
Mensagem falsa sobre como se prevenir da Covid-19 está circulando em aplicativos e na internet
Mensagem falsa sobre como se prevenir da Covid-19 está circulando em aplicativos e na internet. Crédito: Reprodução | Redes Sociais

Se você recebeu uma mensagem dizendo que é importante consumir alimentos alcalinos para se proteger do novo coronavírus, atenção: ela é falsa. Ainda não há estudos que comprovam que a ingestão de alguma comida possa impedir a contaminação pelo agente viral.

Vendida como uma “boa notícia”, a falsa mensagem está circulando pela internet e por aplicativos de mensagens, incentivando o consumo de alimentos com um PH (potencial hidrogeniônico) superior a 5,5. Em seguida, uma lista – também equivocada – traz alimentos que teriam este perfil.

No entanto, o próprio Ministério da Saúde já desmentiu o boato na última sexta-feira (10), lembrando que “muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas para o combate ao coronavírus”, mas que “até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção”.

QUIMICAMENTE ERRADA

Além de a mensagem ser falsa acerca da prevenção à Covid-19, a própria construção dela tem base em dados químicos errados. A escala de PH, por exemplo, varia de zero a 14, mas o abacate aparece com um nível superior a 15. Já o limão, que aparece na lista de alimentos alcalinos, é, na verdade, uma fruta ácida, com PH próximo a dois.

Formada em nutrição e mestre em saúde coletiva, a professora Marisa Barbosa Lira, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), garante que mensagem é incabível do ponto de vista da ciência nutricional. “A nossa fisiologia tem um ‘sistema tampão’, que faz a regulação sanguínea. O PH dos alimentos não influencia no nosso estado imunológico”, afirmou.

Alimentos saudáveis: grãos, frutas, legumes, e  verduras
Alimentos saudáveis: grãos, frutas, legumes, e verduras. Crédito: shutterstock

ALIMENTAÇÃO CORRETA É IMPORTANTE

No entanto, para quem quer fortalecer o sistema imunológico é possível, sim, fazer uso dos alimentos para isso. “Há combinação de nutrientes, como zinco e vitaminas, que favorecem a nossa imunidade. Nós o conseguimos por meio de uma alimentação natural (com verduras, frutas, grãos e peixes) e variada”, resumiu Marisa.

Uma boa hidratação com o consumo de água também é importante. “São necessários hábitos saudáveis; e evitar produtos industrializados e o consumo de álcool. O bom estado imunológico é multifatorial e também depende de atividades físicas, controle do nível de estresse e boas noites de sono”, explicou.

NA LUTA CONTRA AS FAKE NEWS

Além do Passando a Limpo de A Gazeta, destinado ao combate de notícias falsas sobre qualquer assunto, o Ministério da Saúde criou uma página com as fake news relacionadas apenas ao novo coronavírus. Quem tiver dúvida sobre a veracidade de uma informação, pode consultá-la ou contatar a pasta pelo telefone (61) 9 9289-4640.

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.