> >
Capixaba cria primeiro aplicativo para aprender e traduzir pomerano

Capixaba cria primeiro aplicativo para aprender e traduzir pomerano

O "Aprenda Pomerano", que conta com diversas funcionalidades e até tradução em tempo real

Publicado em 26 de julho de 2016 às 18:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Um professor capixaba desenvolveu o primeiro aplicativo de celular para aprender pomerano. Hilderson Jacob fez o “Aprenda Pomerano”, que conta com diversas funcionalidades de aprendizado e até a tradução em tempo real, por voz. O programa já está disponível para download gratuito para Android, no Google Play.

Segundo Hilderson, que é integrante do projeto de Ponto de Memória "Pomerano para Todos", este software é o primeiro aplicativo do mundo que traduz o pomerano para diversas línguas. Para ele, o “Aprenda Pomerano” amplia e enriquece o vocabulário dos falantes da língua, e de pessoas que queiram aprender novos verbetes.

“A principal motivação deste aplicativo veio da comunidade, onde percebi que existem várias pessoas que gostariam de aprender o Pomerano, tanto no comércio, quanto escolas, e na área da saúde. Penso que a conquista deste aplicativo é de todo o povo pomerano”, enfatiza Hilderson.

O projeto foi contemplado pelo Funcultura, por meio do Edital 05/2015- Seleção De Projetos Culturais e Concessão de Prêmio para Criação de Pontos de Memória, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus- Ibram.

Original da região da Pomerânia – uma região histórica e geográfica, situada no norte da Polônia e da Alemanha –, e tido como quase desconhecido na Alemanha, o idioma Pomerano é utilizado por muitos descendentes espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Este vídeo pode te interessar

Aqui no Estado, o município de Santa Maria de Jetibá é seguramente uma das comunidades em que mais se utiliza esta língua. Por isso, a comunidade tem procurado promover a manutenção do idioma e de outras expressões culturais pomeranas, por meio de ações educativas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais