Sair
Assine
Entrar

Após obras de revitalização

Radium Hotel será palco de cursos profissionalizantes em Guarapari

Acordo para a realização de cursos nas áreas de gastronomia, turismo, saúde e inovação no local foi firmado entre o governo do Estado e o Senac

Publicado em 18 de Março de 2024 às 19:07

Caio Vasconcelos

Publicado em 

18 mar 2024 às 19:07
Radium Hotel, em Guarapari, sediará escola técnica
Radium Hotel, em Guarapari, está fechado desde os anos 1990 Crédito: Prefeitura de Guarapari
O Radium Hotel voltará a ser utilizado depois de três décadas fechado, em Guarapari. Localizado na praia da Areia Preta, o estabelecimento tombado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em 1998, vai receber ações e projetos voltados para capacitação e para a geração de mão de obra qualificada na Cidade Saúde e em toda a região. 
O termo de cooperação técnica para a utilização do antigo hotel foi assinado no último sábado (16) entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES). 
Apesar de não terem sido divulgados prazos para a realização dos cursos, o objetivo da parceria é implementar ações e projetos que contribuam com o desenvolvimento da educação profissional em Guarapari. Por meio do acordo, o Senac se compromete a oferecer cursos nas áreas de gastronomia, turismo, saúde e inovação, buscando fortalecer o setor e impulsionar o crescimento econômico e social da região.
“Vamos ter um local que será fundamental para a geração de mão de obra qualificada para Guarapari e toda a região. Vale destacar que estamos transformando o Radium Hotel em um local de capacitação, para que possamos gerar oportunidades aos capixabas”, destacou o governador Renato Casagrande.
Radium Hotel será palco de cursos profissionalizantes em Guarapari
O acordo foi firmado durante o Encontro de Verão do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades). 
"Com essa parceria, o histórico imóvel Radium Hotel será a sede da qualificação profissional no município de Guarapari. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, fornecendo programas educacionais que atendam às demandas específicas do mercado local, com ofertas de cursos nas áreas de gastronomia, turismo, saúde voltada ao bem-estar e inovações", explicou o presidente do Sincades, Idalberto Moro.

Radium Hotel: Patrimônio em Foco

Inaugurado em 1953, o Radium marcou época como um dos hotéis mais chiques e grandiosos da Região Sudeste. Nele, chegou a funcionar um cassino, que atraía autoridades e artistas a Guarapari. Em 1992, o estabelecimento foi lacrado pelo Corpo de Bombeiros, devido à sua deterioração física. Desde então, o imóvel se manteve fechado, sem utilização pública ou privada.
Após um período de abandono, o governo do Estado iniciou um projeto de restauro e revitalização do Radium Hotel. Em parceria com o ES em Ação e com o patrocínio da Samarco, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional está liderando o investimento de R$ 950 mil na recuperação do espaço.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Carro de vítima que morreu no acidente ficou destruído
Colisão entre três veículos deixa uma pessoa morta na BR 101
Imagem de destaque
Gripe em cachorro: veja os sintomas e as formas de prevenção
Imagem de destaque
Anitta será uma das atrações em abertura da Copa do Mundo

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados