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Publicado em 21 de julho de 2022 às 12:14
Mesmo após mudanças na alíquota e no cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis, o preço do diesel, que, no dia 1º de julho, custava, em média, R$ 7,51 no Espírito Santo, segundo o monitor de preço de combustíveis da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), não sofreu grandes alterações. >
O valor de um litro do óleo, atualmente, custa em torno de R$ 7,44 no Estado, sendo 16,9% mais caro do que o litro da gasolina, que custa, em média, R$ 6,28. >
Embora a base de cálculo do ICMS tenha mudado, a alíquota do diesel já estava abaixo do teto de 17% estabelecido pela nova legislação. A alíquota cobrada por esse combustível no Estado é 12%. >
Mesmo com o governo federal reduzindo a zero a alíquota do PIS/COFINS (tributos federais) incidente sobre o óleo diesel, até 31 de dezembro, não houve grande impacto nos preços. >
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Douglas Niero, membro do comitê de Finanças e Investimentos do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), explica que isso ocorre porque as medidas vieram em meio à disparada das cotações do barril de petróleo no mercado internacional, pressionadas por causa do conflito entre Russia e Ucrânia.>
“Recentemente, a Petrobras também anunciou o reajuste do preço da gasolina em suas refinarias, reduzindo o litro da gasolina em 4,9%, ou R$ 0,20 por litro. Entretanto, a petrolífera não alterou os valores do diesel.”>
Niero explica que a justificativa para essa diferença na variação dos preços vem da política de paridade de preços internacionais de combustíveis adotada pela estatal. Desde 2017, o preço do dólar e do barril de petróleo no mercado global é utilizado para calcular o preço de venda dos combustíveis nas refinarias. No mercado internacional, o diesel e a gasolina têm cotações diferentes.>
Enquanto a gasolina tem conseguido acompanhar mais de perto a flutuação de preço do petróleo, que sofreu uma queda recente, a a cotação do diesel segue muito alta. >
“Olhando ainda para o mercado internacional, um dos fatores que vêm gerando pressão sobre a cotação do diesel é a união europeia utilizar o combustível em substituição ao gás russo”, ressalta Niero.>
É o gasto médio com um litro de diesel no ES
Com a alta concentração logística brasileira no transporte rodoviário, o valor do frete é impactado, o que acarreta em aumento de custo operacional para as empresas e, consequentemente, no encarecimento dos produtos que chegam ao consumidor final. A cotação elevada do diesel vem afetando o preço dos alimentos há vários meses, embora não seja o único fator contribuindo para a inflação dos produtos.>
Ricardo Barbosa, comentarista do quadro Pit Stop, da CBN Vitória, observa que já nem compensa, por exemplo, comprar carros que sejam abastecidos com diesel. >
“Já foi algo fantástico. O diesel já foi muito barato e compensava, ao longo dos anos, o investimento que você fazia em um carro movido a diesel. Hoje, já não compensa. Tem ficado difícil para as pessoas que fazem transporte, mas, de uma forma ou de outra, todos são afetados.”>
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