Publicado em 2 de julho de 2020 às 12:23
Uma empresa forte significa sucesso e por trás dessa conquista tem um trabalho bem-feito. E esse resultado não se trata apenas da qualidade na produção de bens e serviços, mas também da divulgação da marca. >
A lembrança da marca é, antes de mais nada, uma forma de diferenciação da empresa perante a concorrência. Além disso, é um indicador objetivo, que representa o retorno dos investimentos e esforços que os empreendedores têm realizado na construção e valorização de suas marcas para permanecer na lembrança, na memória afetiva dos consumidores, o que a cada dia se torna mais complexo, explica a gestora técnica do Instituto Futura, Simone Cardoso. >
Com a pesquisa do Instituto Futura, o empresário consegue analisar o posicionamento da sua marca no mercado. De acordo com Simone Cardoso, para as mais lembradas, sinaliza que as estratégias de marketing e comunicação adotadas têm sido assertivas. Já para aquelas que não estão no topo do ranking, indica a necessidade de revisão das estratégias. >
Simone Cardoso
gestora técnica do Instituto FuturaAs marcas mais lembradas pelos moradores de Colatina foram identificadas numa pesquisa realizada pelo Instituto Futura. Os entrevistadores fizeram a seguinte pergunta: Quando falo em determinado segmento, qual marca lhe vem à cabeça?. Foram pesquisados 79 segmentos, entre os dias 11 e 17 de março, na área urbana do município.>
>
A pesquisa é um levantamento estatístico do tipo survey, ou seja, amostra de caráter aleatório com consumidores a partir de 16 anos. O processo de seleção dos entrevistados na amostra considerou: o endereço, segundo cotas estabelecidas em cada questionário, o estabelecimento de proporções, segundo os pontos de fluxo populacional e critérios de sistematização na escolha de passantes em zonas geográficas e classificação socioeconômica, de modo a garantir o requisito da aleatoriedade probabilística. Tais critérios são fundamentais para que sejam respeitadas as características, em termos de proporção, da região pesquisada," pontua Simone.>
Colatina possui cerca de 120 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a pesquisa do Prêmio Gazeta Empresarial, 400 moradores foram entrevistados. >
A gestora técnica também explicou como é determinada a quantidade de entrevistados. Uma pesquisa com objetivo de entregar o resultado que represente a opinião da população brasileira, pode ser realizada com 2 mil entrevistas. Dessa forma, seguindo critérios de controle e também orientando as equipes de pesquisadores, essas 400 entrevistas são suficientes para representar o pensamento de uma população como a de Colatina. Além disso, existe uma série de critérios que são obedecidos, tais como distribuição da população por gênero, faixa etária e pela região de moradia.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta