Publicado em 16 de dezembro de 2022 às 00:52
Em um mundo tecnológico, onde as transformações ocorrem rapidamente, como se fossem da noite para o dia, as empresas devem estar atentas aos caminhos que precisam trilhar para alcançar o sucesso e permanecer nele. >
Para a diretora de criação da MP Publicidade, Mônica Debbané, se as empresas têm o objetivo de acompanhar as tendências de mercado, elas devem se manter em harmonia com a sua identidade, do contrário, elas não se perpetuam. >
Mônica Debbané
Diretora de criação da MP PublicidadeSegundo o diretor-executivo da Prósper Comunicação e CEO da holding Beta Rede, Rimaldo de Sá, há dois passos fundamentais para uma empresa sobreviver em meio à competição de mercado e chegar ao sucesso almejado. O primeiro deles é identificar o seu público-alvo, bem como as necessidades desse público. O segundo é trabalhar de maneira incansável para que o seu produto ou serviço atenda essas demandas. >
“O que faz uma empresa ter sucesso é ter clareza da necessidade daquilo que ela atende e fazer isso com excelência”, frisa Rimaldo.>
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Além da percepção correta sobre qual é o seu público, o presidente da Danza Estratégia e Comunicação, Luiz Roberto da Cunha, aponta que as marcas precisam ter propósito, transparência e objetivos muito claros e, ainda, oferecer bons produtos ao consumidor, destacando que não existe estratégia de marketing eficaz capaz de sustentar uma imagem que não condiz com a realidade da empresa. “Se a marca ou empresa têm propósitos e objetivos bem claros, certamente conseguirão evoluir sem perder a identidade”.>
O sócio-diretor de negócios da Balaio Design + Estratégia, Chico Ribeiro, acredita que é importante cada empresa definir o significado de sucesso para ela e, assim, trabalhar para alcançá-lo. E isso só poderá ser feito a partir do investimento em mapear a cultura organizacional e os pilares que sustentam o futuro da marca, tais como propósito, promessa, personalidade e propostas de valor.>
“A partir disso, é possível traçar estratégias sustentáveis, capazes de definir a trajetória em direção ao sucesso almejado. São esses pilares que norteiam, por exemplo, a expansão do modelo de negócio, a atração e retenção de clientes, parceiros e colaboradores ou o aumento de percepção de valor da marca”, ressalta Ribeiro.>
Numa sociedade em constante transformação, o consumidor é um dos maiores impactados, pois o seu comportamento está sujeito a mudanças o tempo todo. É o que afirma Rimaldo de Sá, que destaca ainda a necessidade de a empresa manter uma escuta permanente com o cliente para que esteja sempre engajado com a marca e ser influenciado por ela. >
Rimaldo e Sá
Diretor-executivo da Prósper Comunicação e CEO da holding Beta RedeAinda segundo Rimaldo de Sá, as empresas precisam ter a clareza de que a necessidade do cliente não muda, mas sim a forma de atender a essa necessidade. >
“Por exemplo, se antes a pessoa queria informação pelo jornal, agora ela quer pela internet. Ela continua tendo a necessidade de informação, mas a forma como recebe essa informação muda”, exemplifica.>
O diretor-executivo também cita o caso da mudança sobre o modelo como as pessoas estudam, que hoje não ocorre só por meio das aulas presenciais, mas também gravadas, bem como a forma de consumir o conteúdo, hoje acrescido pelo formato digital, trazendo novos conceitos, como o de gamificação.>
Seguindo esse raciocínio, Mônica Debbané também defende que o sucesso de uma empresa está em identificar que ela deve se valer das tecnologias sem perder o foco na essência das pessoas. >
“As plataformas mudam, mas o ser humano é o mesmo. Quanto mais fiel a marca for aos seus princípios, às suas promessas de empresa, à sua missão e aos seus valores, mais poderosa ela é”, salienta.>
Pensando nesse cenário de mudanças, o presidente da Danza, Luiz Roberto da Cunha, avalia que é muito difícil, mesmo para empresas sólidas no mercado, manterem a liderança se não estiverem atentas às mudanças e dispostas a inovar seus produtos. >
Luiz Roberto da Cunha
Presidente da Danza Estratégia e ComunicaçãoNesse sentido, para Luiz Roberto da Cunha, o segredo é manter-se em movimento, sem se apegar à ideia de liderança que, por vezes, é momentânea, para agir com vigor, inovar e se reinventar constantemente. >
“Já vimos empresas centenárias como a Kodak desaparecerem porque ficaram paradas no tempo, sem perceberem as mudanças do mercado”, aponta.>
Para ser uma empresa que inova a todo o tempo sem perder de vista a sua essência, Chico Ribeiro acredita que a marca deve estabelecer uma série de ações a fim de compreender qual é o seu espírito. Entre elas está investigar, mapear e registrar a sua essência, de modo que esteja documentada e acessível a toda cadeia de funcionários da corporação. Dessa maneira, a empresa poderá desenvolver ações mais assertivas, que vão desde a contratação de pessoal ao lançamento de novos produtos e serviços.>
“Ao entender de onde veio, a empresa será capaz de decidir para onde vai. É essa plataforma de marca que vai influenciar diretamente na elaboração de ações mais coerentes, verdadeiramente conectadas aos interesses de seus stakeholders. Compreender a essência é fundamental para distinguir armadilhas disfarçadas de oportunidades”, frisa Ribeiro.>
Mônica Debbané reforça que a empresa deve se aperfeiçoar, trazendo algo novo, sem perder de vista o diferencial que as fez trilhar o caminho até onde chegaram. Desse modo, a empresa deve escutar as necessidades do cliente e melhorar as entregas, os processos e as experiências com o consumidor. >
“É evoluir sem perder a essência. Ela pode se renovar no sentido de que as entregas podem mudar, mas o valor da entrega é o mesmo. É entregar um novo serviço para facilitar a vida do cliente, mas sem perder o DNA que a fez alcançar determinado patamar. A modernização acontece para potencializar o que a empresa já é”, enfatiza.>
Na avaliação de Luiz Roberto da Cunha, o Grupo Disney é um bom exemplo de corporação que cresceu sem perder a identidade. No decorrer dos anos, o Grupo adquiriu emissoras de TV, serviços de streamings e estúdios de cinema, sem, com isso, renunciar a seus parques temáticos. “E tudo isso porque a empresa tem propósitos e objetivos claros de que o seu negócio é o entretenimento”.>
No processo de inovação, uma empresa precisa estar sempre atualizada, buscando manter um diálogo constante com o público consumidor. É nisso que acredita Rimaldo de Sá e, para ele, do ponto de vista de comunicação, a empresa deve considerar a existência dos multicanais e fazer o devido uso deles. >
“É necessário conseguir conversar com seu cliente pelo canal que ele quer conversar, seja por WhatsApp, seja por mensagem direta, seja pelo site. É preciso fazer a gestão desses múltiplos canais e estar atento à jornada desse cliente para conseguir se manter relevante”, destaca.>
Na opinião de Mônica Debbané, manter-se atualizado não significa abraçar todas as tecnologias ao mesmo tempo. A empresa e a agência de publicidade precisam estar atentas ao que é pertinente no processo de atualização da marca que faça jus a sua essência, pois estar de olho somente na concorrência para ser o que ela não é pode fazer com que a empresa não se perpetue. >
“Não é toda empresa que tem que estar no TikTok fazendo dancinha, e se estiver no TikTok, que seja na linguagem da rede social. E se for lançar mão de um influenciador, não queira formatar a fala dele.”>
Chico Ribeiro avalia que a palavra de ordem para empresas que desejam construir marcas líderes é “inovação”. Segundo ele, são essas marcas que constroem o futuro, ditam as tendências e inspiram mudança nos seus segmentos. Quando as empresas inovam em seus produtos e serviços, é necessário que elas se mantenham no mercado competitivo sem deixar a concorrência se aproximar de seu patamar.>
Chico Ribeiro
Sócio-diretor de negócios da Balaio Design + EstratégiaNo atual mercado, as pessoas, sobretudo os jovens, buscam consumir produtos de empresas com valores sociais, por isso, é fundamental não abandonar a ética. Para Mônica Debbané, uma empresa líder de mercado hoje pode perder o seu posto se não estiver com suas bases de princípios e valores bem fortalecidas. Nesse cenário, é importante que as empresas realizem pesquisas a fim de levantar o perfil de seus clientes, bem como saber o que eles esperam da marca. >
“Com a era da digitalização, a tecnologia está nas mãos de muita gente. Então, se você não estiver correto com seus valores, alguém vai dizer na internet que não é bem assim.”>
A partir desse quadro de conhecer bem o seu cliente, Chico Ribeiro evidencia que a empresa deve estar bem posicionada e criar mensagens relevantes. Quando se posiciona de forma estratégica, a marca acaba por reduzir os custos e melhora, consequentemente, a performance do negócio. Ribeiro ressalta ainda que, nesse processo, as ações e comunicações se tornam mais assertivas e destacam a marca, o que impacta diretamente no resultado financeiro da empresa.>
Nesse campo de interesse, o segredo é fazer um recorte estratégico do público de interesse da marca a fim de que a oferta atinja mais vezes aqueles que têm maior potencial de efetivar o consumo. O diretor de negócios da Balaio sinaliza o aumento da presença da marca nos grupos de maior relevância.>
“Mensagens personalizadas são mais qualificadas, mais assertivas e têm mais chances de influenciar a decisão de compra, pois se conectam diretamente com os interesses dos consumidores”.>
Luiz Roberto, da Danza, acrescenta que toda empresa que busca por reconhecimento no mercado deve investir em marketing, pois, muitas vezes, o estudo e planejamento de mercado vai dar à empresa os subsídios necessários para traçar o caminho no qual ela quer chegar. “É muito difícil ou quase impossível chegar a algum lugar sem que você saiba em qual direção deseja ir”, constata.>
Debbané aponta que, embora os clientes sejam muito rápidos em identificar os erros de uma empresa, quando consegue conquistar o coração do consumidor, ele é capaz de perdoar um erro. >
“Os saldos positivos superam uma decepção que se tenha nesse mundo de conexão tão violenta. A empresa precisa estar ligada em todos os pontos para não causar uma legião de desconforto.”>
Mas a diretora de criação da MP Publicidade ressalta que para uma empresa se manter líder no mercado o ideal é evitar as decepções. É ser transparente com o consumidor na hora de dizer que o seu negócio é passível de erros, mas que a empresa possui ética e responsabilidade social e está sempre à disposição do cliente, para ouvir suas críticas e, a partir dali, melhorar a sua conduta. “Os canais de comunicação são vitais para a sobrevivência da empresa”.>
Para Mônica Debbané, marcas são como pessoas e precisam estar preparadas para se relacionar de forma positiva com todos os públicos. Para tanto, ela diz que a empresa deve estar atenta aos pontos de contato com o consumidor e procurar ser melhor a cada experiência. >
“Hoje um único consumidor pode, através da internet, arranhar a reputação de uma empresa. Uma forma de blindar a marca é estar presente de forma diferenciada, relevante e inesquecível na vida do seu cliente. Tornar-se de fato uma marca de valor”, finaliza.>
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