> >
Internet 5G em Vitória começa com sinal de três operadoras

Internet 5G em Vitória começa com sinal de três operadoras

O anúncio foi feito pela Anatel nesta quinta-feira (18). De acordo com a agência, foram feitos 29 pedidos de liberação de estações radiobase (ERB). Sinal será liberado a partir de segunda-feira (22). Confira as operadoras

Publicado em 18 de agosto de 2022 às 12:15

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

O sinal da internet móvel 5G será liberado em Vitória a partir de segunda-feira (22) para as operadoras Claro, Tim e Vivo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) durante coletiva de imprensa da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel).

A data foi confirmada por Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi). O sistema também vai ser ativado no Rio de Janeiro, Florianópolis e Palmas no mesmo dia. Atualmente, oito cidades oferecem a tecnologia 5G.

Poderão ser ativadas estações na faixa de 3,5 GHz. As três operadoras nacionais, Vivo, Tim e Claro, possuem obrigação de ativarem uma estação a cada 100 mil habitantes até 29 de setembro nessas cidades.

"No dia 22 de agosto o sinal será liberado. Em Vitória, vão operar Vivo, TIM e Claro. O edital prevê o mínimo de 15 estações. Até o momento, temos pedidos de licenciamento de 29 estações. Assim que eles pagarem os boletos, na segunda-feira compensando, o sinal começa a funcionar", informou o conselheiro.

Ilustração sobre tecnologia 5G
Ilustração sobre tecnologia 5G. (Shutterstock)

COMO FUNCIONA O 5G

Quinta geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados.

Um arquivo de 5 gigabytes pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema. Um aparelho conectado com a tecnologia 4G demora até 54 milissegundos para processar um download de vídeo de 1 Gigabyte.

No caso da 5G, a estimativa é que este intervalo seja entre 1 e 2 milissegundos para processar até 20 Gigabytes, o que significa uma velocidade até 20 vezes maior para o usuário. Um download de um vídeo com duas horas de duração leva, em média, 30 segundos.

Outra mudança significativa é a quantidade de dispositivos que podem estar conectados simultaneamente. No 4G, a cobertura é de 10 mil aparelhos por quilômetro, enquanto no 5G a rede de cobertura pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro.

Internet 5G em Vitória começa com sinal de três operadoras

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais