> >
Comércio no ES reabre com ruas cheias e venda chega a 60% do normal

Comércio no ES reabre com ruas cheias e venda chega a 60% do normal

Melhor movimento foi registrado em cidades do Norte e Noroeste do Estado; movimentação no Sul ficou abaixo da esperada nesta quarta-feira (22)

Publicado em 22 de abril de 2020 às 22:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio de Cachoeiro abre as portas depois de um mês
Menor movimentação foi registrada em Cachoeiro de Itapemirim, onde as vendas foram consideradas baixas. (Reprodução | TV Gazeta Sul)

No primeiro dia de reabertura gradual do comércio na maior parte do Estado, as ruas ficaram cheias e os estabelecimentos de algumas regiões do Estado chegaram a atingir mais de 60% das vendas que eram registradas antes da pandemia. O dado é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Essa maior movimentação aconteceu em cidades do Norte e Noroeste, com destaque para os municípios de LinharesAracruzSão MateusColatina e São Gabriel da Palha. “Conversamos com empresários locais que nos deram esse retorno, essa porcentagem”, explicou José Lino Sepulcri, presidente da instituição.

Porém, as vendas não foram uniformes ao longo do território capixaba, ficando abaixo do esperado na Região Sul. “O movimento por lá, que é mais centralizado em Cachoeiro de Itapemirim, deixou a desejar, foi bastante tímido. Não dá nem para avaliar em termos de percentual de mercado”, revelou.

De acordo com Sepulcri, isso pode ter acontecido, entre outros fatores, devido à falta de informação e ao receio das pessoas. “Uma parte da população estava descrente, preocupada em relação à transmissão do coronavírus. Ainda assim, creio que estamos em uma retomada da economia”, afirmou.

Aspas de citação

As exigências dos decretos municipal e estadual devem ser religiosamente atendidas, porque havendo uma multiplicação de afetados, com certeza vai voltar a fechar tudo outra vez

José Lino Sepulcri
Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES)
Aspas de citação

Já nas demais cidades, como Guarapari, as vendas corresponderam às expectativas, com vendas girando em torno de 50% das registradas no início de março, de acordo com o levantamento da Fecomércio-ES. “De modo geral, a nossa avaliação foi positiva”, garantiu o presidente.

A REABERTURA DO COMÉRIO NO ES

Embora com horários diferenciados, todos os estabelecimentos comerciais de Colatina estiveram abertos entre o final da manhã e o início da tarde. Somado aos descontos, esse fator resultou em ruas cheias, “lembrando até o período de Natal”, de acordo com o município.

A movimentação em Guarapari também foi intensa nessa quarta-feira (22), já a partir da abertura das lojas, às 9h. Em conjunto com o sindicato dos lojistas, a prefeitura vai definir um escalonamento de horário para os próximos dias e garantiu que pode cassar o alvará em caso de descumprimento das exigências.

Movimentação nas ruas de Cachoeiro de Itapemirim(TV Gazeta Sul)

Em Linhares, o cenário não foi diferente. Apesar de dois turnos de abertura para a maioria do comércio local, as ruas ficaram bastante movimentadas. E apesar do movimento considerado baixo em Cachoeiro de Itapemirim, a cidade também registrou um aumento no número de pessoas pelas ruas.

Questionado sobre os casos de aglomerações, o presidente da Fecomércio-ES não falou sobre novas medidas pediu para que os estabelecimento sigam todas as recomendações. “Existe um otimismo nesse sentido, para que não sejamos penalizados com um novo fechamento. Tanto a população, quanto empregados e clientes estão conscientizados”, alegou Sepulcri.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais