> >
Brinquedos que ensinam: presentes educativos para o Dia das Crianças

Brinquedos que ensinam: presentes educativos para o Dia das Crianças

De brinquedos para montar a jogos que estimulam o raciocínio, A Gazeta traz lista de presentes para quem quer fugir dos videogames e outros eletrônicos

Publicado em 10 de outubro de 2023 às 09:19

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Caio Vasconcelos
[email protected]

Mesmo em plena era dos videogames, aparelhos eletrônicos e jogos nos celulares, ainda há espaço para brinquedos criativos e educativos para agradar e, ao mesmo tempo, ensinar a garotada no Dia das Crianças. A Gazeta reuniu algumas opções para quem quer presentear filhos, sobrinhos, netos e afilhados no próximo dia 12 de outubro.

“Em tempos de tantas tecnologias, é muito importante que a gente possa resgatar brinquedos que promovem o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e principalmente a interação social com os pais, família e os colegas. Essas interações propiciam o desenvolvimento emocional e cognitivo”, ressalta Adriana Müller, psicóloga e comentarista da CBN Vitória.

Entre as opções de brinquedos educativos citados por Adriana estão peças de encaixar, para os pequenos que ainda têm o desafio do controle motor, e os jogos de tabuleiro, para as crianças um pouco maiores. A psicóloga pontua que os adultos que vão presentear devem ficar atentos à classificação etária, de modo que seja um estímulo ao desenvolvimento da garotada.   

Adriana Müller diz que é importante observar produtos que possam estimular o foco, a atenção, a criatividade. Ela observa que tem uma fase em que as crianças gostam bastante do faz-de-conta e livros são uma excelente opção para incentivar esse lado lúdico do universo infantil. 

"Além disso, é muito importante a família estar presente, brincando com a criança. Essa interação tem efeitos bastante positivos", frisa. 

Para facilitar a vida de quem ainda não comprou os presentes para o Dia das Crianças, veja a seguir a lista de opções elaborada por A Gazeta.

CONFIRA A LISTA DE OPÇÕES DE BRINQUEDOS

LEGO DUPLO (O Meu Primeiro Trem de Animais; Brinquedo de Construção)
Lego duplo: O Meu Primeiro Trem de Animais. (Divulgação Lego)
  • 01

    Lego duplo (O Meu Primeiro Trem de Animais)

     Para crianças a partir de 1 ano e meio, este brinquedo versátil inclui quatro animais para serem montados de forma criativa.  O tamanho das peças é o ideal para mãos pequenas pegarem, colocarem no encaixe e puxarem pela casa.

Lego Classic - Caixa Média de Peças Criativas
Lego Classic: caixa média de peças criativas. (Divulgação Lego)
  • 02

    Lego classic: caixa média de peças criativas

    Essa versão do Lego é voltada para crianças a partir dos 4 anos. Com 484 peças, em 35 cores diferentes, permite que meninos e meninas usem toda a criatividade na montagem de veículos, animais, flores, fazendas, e tudo o que a imaginação permitir.

Jogo "Países e suas bandeiras". (Divulgação Toyster)
  • 03

    Países e suas bandeiras

    Com esse jogo, crianças a partir de 6 anos brincam enquanto aprendem várias informações sobre 48 países, como suas bandeiras, as capitais, os idiomas e muito mais! São três maneiras diferentes de jogar.

Jogo
Jogo "Eu Sou...?". (Divulgação Amazon)
  • 04

    Jogo "Eu Sou...?"

    Eu sou... verde? Eu sou... um animal? Com esse jogo, a criança a partir de 6 anos, em fase de alfabetização, precisa fazer perguntas a outros jogadores para descobrir a imagem da carta que foi colocada em sua cabeça. É hora de exercer a criatividade e aprender a fazer deduções, usando a lógica e o raciocínio rápido.

Multiblocks Colorido 50 Peças Xalingo R$51,90
Multiblocks colorido Xalingo . (Divulgação Xalingo)
  • 05

    Multiblocks Colorido

    São mais de 50 peças coloridas para que a criança consiga usar a criatividade, além de testar a habilidade e a coordenação motora. Dá para montar e equilibrar as peças das mais diversas formas. Cada brincadeira é uma surpresa.

Jogo "Soletrando". (Divulgação Aquarela)
  • 06

    Soletrando em madeira

    Com esse jogo educativo, que tem 116 peças, é possível ensinar crianças a partir de 3 anos a arte da escrita e da soletração. De forma lúdica e divertida, meninos e meninas aprendem uma série de palavras e fortalecem o próprio vocabulário durante o processo de alfabetização.

Livro dos Bichinhos de Feltro. (Divulgação Toyster)
  • 07

    Conjunto de Atividades: Livro dos Bichinhos de Feltro

    A linha Coré foi desenvolvida para estimular a criatividade, desenvolver o lado artístico e a coordenação das crianças. A coleção Fazendo Arte traz um livrinho em que a criança vai aprender a criar cinco bichinhos de feltro. O livro ensina passo a passo como costurá-los. O kit vem com o feltro, linha, agulha e enchimento inclusos.

Astronomia. (Divulgação Grow)
  • 08

    Astronomia

    Nesse jogo, voltado para crianças a partir de 8 anos, é possível fazer experiências divertidas e, ao mesmo tempo, entender como funciona o sistema solar. Assim, meninos e meninas aprendem conceitos da área científica de um jeito fácil.

Jogo Geomundo
Jogo "Geomundo". (Divulgação)
  • 09

    Geomundo

    Esse jogo de tabuleiro é voltado para crianças a partir dos 10 anos. De forma divertida e inteligente, por meio de perguntas e respostas, o participante vai descobrindo e reconhecendo cidades, monumentos e paisagens em uma "viagem pelo mundo". E aprende sobre temas ligados à geografia e à cultura de cada território.

Sugestões de livros para o Dia das Crianças: Balas Mágicas e A Pele que eu tenho
Sugestões de livros para o Dia das Crianças: "Balas Mágicas" e "A Pele que eu tenho". (Divulgação)
  • 10

    Livros infantis

    Livros também são uma ótima alternativa de presente. Entre as opções, estão "Balas Mágicas", da autora sul-coreana Heena Baek, vencedora do prêmio ALMA, um dos mais importantes da literatura infantil internacional. Nessa história, Dong Dong é um menino solitário que prefere brincar de bolinha de gude com seu cachorro a jogar bola com os outros garotos. Até que descobre um pacote de balas mágicas e, a partir daí, precisa aprender a vencer a timidez. Já o livro "A pele que eu tenho", da autora Bell Hooks, questiona o que é mais importante: a cor da nossa pele ou o que somos por dentro? Trata do tema da raça e do perigo de julgar uma pessoa no primeiro olhar.

Vendas

Terceira data mais importante para o comércio no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia das Crianças deve movimentar R$ 189 milhões em vendas no Espírito Santo. O levantamento foi divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

“As condições de consumo estão mais favoráveis quando comparadas às demais datas comemorativas de 2023. Nesse contexto, se incluem a inflação mais controlada, a queda nos juros e a disponibilização de benefícios de renda. O mercado de trabalho formal, mesmo que em menor ritmo, vem mostrando resultados positivos” avalia o presidente do Sistema Fecomércio, Idalberto Moro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais