> >
'Brinquedo' da moda, drones invadem céu do Espírito Santo

"Brinquedo" da moda, drones invadem céu do Espírito Santo

Estado tem 1.434 equipamentos autorizados a voar, mas há uma série de regras para isso. É preciso regularizar aeronave, respeitar distância de aeroportos e não trafegar em rotas de voo

Publicado em 16 de novembro de 2019 às 14:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rafael Destefani disse que tem aumentado a procura por drones na Grande Vitória. (Carlos Alberto Silva )

Uma moda que vai bem tanto para a diversão quanto para ganhar um dinheiro a mais, os drones atraem cada vez mais a atenção dos capixabas. Dados de outubro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que são 1.434 os drones autorizados a voar em todo o Espírito Santo - em outubro do ano passado eram 1.007 aeronaves desse tipo autorizadas.

Porém, se engana quem pensa que o drone é apenas um brinquedo tecnológico e que basta comprar e sair pilotando. Há uma série de regras para utilização destas aeronaves. É preciso regularizar o equipamento, respeito a distância de aeroportos e não invadir as rotas de voo.

Depois de comprar um drone é preciso registrar a aeronave. Tal registro é feito no site da Anac. Todo drone que tenha um peso superior a 250g precisa ser registrado - independente se o uso será recreativo ou profissional.

Para fazer o registro, é necessário informar os dados pessoais (nome, endereço, CPF, e-mail) ou de pessoa jurídica - quando o responsável pelo objeto for uma empresa. Também é preciso informar os dados da aeronave: nome, modelo, fabricante, etc.

Além da parte burocrática, é preciso ter um cuidado prático na hora de pilotar um drone. De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), é proibida a utilização de drones a uma distância de aproximadamente 5,4 quilômetros.

Se o objeto em voo estiver a uma altura entre 30 e 120 metros, a distância de segurança é ainda maior: 9 quilômetros. Isso faz com que seja proibido, por exemplo, a utilização de drones na praia de Camburi e demais locais próximos do Aeroporto de Vitória.

“Tem também a questão de voar perto de pessoas que não estejam controlando o equipamento. Um drone não pode chegar a uma distância de 30 metros das pessoas. Além disso, nos casos de voo recreativo, a aeronave sempre tem que estar no campo de visão do piloto”, explica Rafael Coelho Destefani, diretor técnico da Vixfly Drones.

UTILIZAÇÃO

Rafael destaca que há diversas formas para a utilização de drones - algumas comerciais, outras meramente recreativas. “A procura tem aumentado bastante. Atendemos desde pessoas que querem o equipamento para fazer imagens em viagens a pessoas que usam para monitorar fazendas e outros empreendimentos de grande porte”, revela.

Acredita-se que em pouco tempo os drones poderão fazer a entrega de encomendas nas casas dos consumidores - modelo que já está sendo testado em outros países, mas que ainda não é autorizado no Brasil. Por aqui, a utilização não tem sido tão “futurística”, mas que, ainda assim, facilitam trabalhos antes complexos.

Este vídeo pode te interessar

“Ultimamente, temos tido bastante procura por pessoas que fazem vistorias em telhados, com o objetivo de instalar placas solares”, acrescenta Rafael Coelho.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais