Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Erros no cadastro

Auxílio emergencial: 13 milhões com dados inconclusivos devem refazer pedido

Trabalhador pode entrar novamente no aplicativo ou no site da Caixa para fazer nova solicitação do benefício de R$ 600 do governo federal

Publicado em 30 de Abril de 2020 às 10:24

Redação de A Gazeta

Publicado em 

30 abr 2020 às 10:24
Filas para receber o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal de Serra-Sede
Filas para receber o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal de Serra-Sede Crédito: Ricardo Medeiros
Problemas no cadastro ao pedir o auxílio emergencial vai obrigar 13,6 milhões de informais a refazerem o cadastro no aplicativo da Caixa Econômica Federal. A Dataprev, empresa do governo responsável por analisar as informações dos candidatos ao benefício, não conseguiu identificar se essas pessoas têm direito ou não à assistência.
Os trabalhadores que fizeram o cadastro para receber o auxílio emergenciade R$ 600 do governo federal e receberam a mensagem de “dados inconclusivos” são aqueles com a necessidade de se recadastrar. Eles podem entrar novamente no aplicativo ou no site da Caixa para fazer um novo pedido.  A mensagem chega para quem esqueceu ou inseriu algum dado de forma incorreta no momento em que requisitou o benefício.
De acordo com a Dataprev, empresa pública que faz a conferência dos dados do usuário, os pedidos podem ser negados pelos seguintes motivos:
  • Marcou como chefe de família, porém não inseriu nenhum membro familiar;
  • Não colocou informação do sexo nas bases do governo federal;
  • Dados da família colocados de forma errada como, por exemplo, CPF e data de nascimento;
  • Divergência de cadastramento entre membros da mesma família;
  • Inclusão de algum membro da família com indicativo de óbito
Para estes casos, é possível rever os dados, incluir as informações corretas e submeter um novo pedido.
Em nota, a Caixa esclarece que, após a análise dos dados do trabalhador pela Dataprev, se o retorno for “Dados inconclusivos”, será permitido ao cidadão realizar nova solicitação. Já se o resultado for “Benefício não aprovado”, é possível contestar o motivo da não aprovação ou realizar a correção de dados por meio de nova solicitação.
As solicitações devem ser feitas pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou no site auxilio.caixa.gov.br, onde o trabalhador fará novo preenchimento dos dados, sem a necessidade de apresentação de documentos.
“Após a finalização do cadastro ou da contestação, os dados informados pelo cidadão serão analisados novamente pela Dataprev. Caso o trabalhador tenha o direito reconhecido pela empresa pública, a Caixa efetuará a liberação dos recursos em até três dias úteis após o recebimento da informação pela Dataprev. O acompanhamento do pedido do Auxílio Emergencial é feito pelo aplicativo, pelo site ou pela central de atendimento exclusiva 111”, diz a nota.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

SML de Linhares, no Norte do ES
Homem morre atropelado por caminhonete em Rio Bananal e motorista foge
Homem com dor
Câncer de próstata é silencioso? Entenda os sintomas e quando procurar um médico
De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi socorrida para um hospital na cidade
Homem é baleado à queima-roupa ao chegar em casa em Barra de São Francisco

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados