> >
Antiga área do Banco do Brasil em Vitória pode ter condomínio de 43 andares

Antiga área do Banco do Brasil em Vitória pode ter condomínio de 43 andares

Caso a construção seja aprovada, o empreendimento na Enseada do Suá será o mais alto da Capital

Publicado em 29 de janeiro de 2020 às 19:32- Atualizado há 4 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Imóvel do Banco do Brasil foi comprado por R$ 37,7 milhões em 2018. (Divulgação|Gestão de Leilões do BB)

Uma área que pertencia ao Banco do Brasil na Enseada do Suá, em Vitória, pode receber um condomínio de 43 andares a partir do ano que vem.  O imóvel foi adquirido por R$ 37,7 milhões pelo grupo carioca Opportunity através de um leilão em junho de 2018. O empreendimento, que terá duas torres, será de uso misto, ou seja, residencial e comercial.

O terreno tem, no total, mais de 11 mil metros quadrados e fica na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, próximo à Capitania dos Portos. Quando foi leiloada, era a maior propriedade à venda na Capital.

Segundo publicação no Diário Oficial de Vitória nesta quarta-feira (29), as duas torres abrigarão 500 apartamentos de um a quatro quartos. No térreo, haverá 46 lojas, 1.018 vagas de automóveis, 46 vagas de motocicletas, 555 vagas de bicicletas, 16 vagas para operações de carga e descarga de mercadorias e nove vagas para embarque e desembarque de passageiros. Serão 85.795,00m² de construção em 43 andares.

Segundo a prefeitura, esse é o maior número de pavimentos registrados em Vitória até o momento, ou seja, o megaempreendimento, se aprovado, será o mais alto da Capital. A reportagem questionou a Opportunity sobre o valor do investimento, prazos e geração de empregos no projeto, mas não teve resposta até a publicação desta matéria. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTARÁ EMPREENDIMENTO À COMUNIDADE

No próximo dia 18 de fevereiro será realizada uma audiência pública onde o projeto e o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) serão apresentados à comunidade. A reunião será no Hotel Golden Tulip, as 19h. A participação é garantida a todos os cidadãos. Na ocasião, será mostrada a caracterização do empreendimento, a demanda e oferta de vagas, a análise da capacidade viária do entorno, impactos sobre a infraestrutura urbana e paisagem, dentre outras questões.

Segundo a Gerente de gestão Urbana de Vitória, Anna Claudia Peyneau, a população deve se manifestar e apresentar ponderações durante a reunião, mas quem decide sobre a aprovação ou não da construção é o Conselho Municipal de Políticas Urbanas. Ela esclarece que a comunidade tem cadeira no conselho. 

"Após a audiência, o processo fica aqui na prefeitura para ser consultado e questionado. Em seguida, produzimos um relatório sintetizando todo o caminho que o processo já passou e enviamos ao Conselho com uma recomendação que pode, ou não, ser acatada",  explica.

No relatório, a prefeitura também pode recomendar medidas de compensação ou mitigação de impactos que venham a ser provocados na vizinhança pelo empreendimento. Caso as medidas sugeridas também sejam aprovadas no conselho, fica a cargo do empreendedor executá-las.

Peyneau afirma que não há prazo para que a decisão final seja dada, mas diz que isso deve acontecer em breve, já que as reuniões ocorrem a cada 15 dias.

Sobre a altura das torres, a gerente informou que, como o local está às margens de uma grande avenida, com fluxo intenso, não há limite de andares para os prédios. "O PDU (Plano Diretor Urbano) é menos restritivo para eixos metropolitanos de fluxo viário. A restrição de altura, em geral, é maior em locais com vias mais restritas" esclarece.

Este vídeo pode te interessar

Antiga área do Banco do Brasil em Vitória pode ter condomínio de 43 andares

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais