> >
A Gazeta lança Canal Seu Dinheiro e time de colunistas de finanças

A Gazeta lança Canal Seu Dinheiro e time de colunistas de finanças

O lançamento da página será nesta quinta-feira (25), às 15h, em live dentro da programação do Vitória Summit 2021 - Encontro de Líderes 2021, evento promovido pela Rede Gazeta

Publicado em 23 de novembro de 2021 às 19:02

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Neyla Tardin, Pedro Lang, Renan Lima, Luiz Alberto Caser, Romero Oliveira e Flávio Mattedi assinarão coluna Seu Dinheiro
Neyla Tardin, Pedro Lang, Renan Lima, Luiz Alberto Caser, Romero Oliveira e Flávio Mattedi assinarão coluna Seu Dinheiro. (Divulgação/Montagem: Caroline Freitas)

Com o intuito de promover uma discussão sobre finanças, A Gazeta lança nesta quinta-feira (25) o Canal Seu Dinheiro, página que reunirá seis colunistas especializados, abordando os mais variados temas, como investimentos, macroeconomia, finanças pessoais, entre outros.

O lançamento das colunas, que serão assinadas por Neyla Tardin, Renan Lima, Romero Oliveira, Pedro Lang, Luiz Alberto Caser e Flávio Pereira Mattedi, e publicadas a partir do dia 1º de dezembro, será feito nesta quinta, às 15h, em live dentro da programação do durante o Vitória Summit – Encontro de Líderes 2021, promovido pela Rede Gazeta entre quarta (24) e sexta-feira (26), na Capital.

A editora-chefe de A Gazeta/CBN, Elaine Silva, destaca que a área de finanças pessoais sempre foi um dos focos principais da cobertura econômica de A Gazeta. "Mas sentimos a necessidade de criar conteúdos mais específicos e didáticos sobre dinheiro. Independente do momento econômico que vivemos, falar de gastos e investimentos é sempre importante".

Ela explica o propósito da ação: "A ideia é inspirar principalmente o público jovem, que se formou, pensa em realizar sonhos, projetos pessoais e profissionais como montar um negócio, viajar, se casar, poupar ou investir. Vamos unir a força da reportagem de A Gazeta com colunas de especialistas em finanças. Queremos ouvir dúvidas dos leitores, e interagir com eles para ajudar na melhor tomada de decisão sobre seus investimentos".

Professora da Fucape, doutora em contabilidade, especialista em finanças, consultora de empresas, Neyla Tardin, destacou que as discussões a serem feitas têm muito a acrescentar no dia a dia da população, em especial porque a educação financeira, embora esteja se popularizando, ainda não faz parte da rotina de maior parte dos brasileiros.

Aspas de citação

É importante que haja esse diálogo sobre economia e mercado financeiro em meios de comunicação, que haja um canal para que pessoas especializadas falem a respeito, principalmente porque educação financeira é algo que ainda não se aprende nas escolas

Neyla Tardin
Professora da Fucape, doutora em contabilidade, especialista em finanças, consultora de empresas
Aspas de citação

Neyla, em particular, lida diariamente com temas ligados ao empreendedorismo, empresas de base tecnológica, e mercado financeiro, e essas são algumas das frentes que pretende abordar em suas colunas.

Já o planejador financeiro CFP® da Meu Patrimônio, Renan Lima, pretende tratar, principalmente, do planejamento financeiro pessoal, que, ainda que de forma tímida, tem ganhado cada vez mais espaço no país.

Aspas de citação

É muito comum você já ter o hábito de planejar em países mais desenvolvidos. O brasileiro nunca foi acostumado pois teve muitos planos econômicos e focava em viver o dia a dia, mas, desde o Plano Real, tem se tornado algo mais fácil de ser feito, desde que observados alguns cuidados

Renan Lima
Planejador financeiro CFP® da Meu Patrimônio
Aspas de citação

Lima pontua que o planejamento financeiro pessoal envolve vários aspectos, como questões comportamentais, questões familiares, investimentos, planejamento de objetivos de vida, e todos esses pontos serão abordados.

O plano do head de renda variável e sócio da Valor Investimentos, Romero Oliveira, é abordar temas da economia nacional e internacional, traçando um paralelo com o mundo dos investimentos, mas também a forma como essas variáveis podem influenciar o dia a dia.

Ele observa que o mercado acionário trabalha com expectativa e, por isso, tenta-se prever o que acontecerá no curto e médio prazo.

Aspas de citação

Tentamos fazer uma leitura dos fatos e de como isso vai impactar a vida das pessoas no médio prazo

Romero Oliveira
Head de renda variável e sócio da Valor Investimentos
Aspas de citação

“Por exemplo, estamos vivendo um momento de inflação mais alta, o governo está subindo juros. Diante disto, para o ano que vem, já começamos a prever maior dificuldade de tomar crédito e uma atividade [econômica] mais fraca.”

Economista e head de renda variável da Valor Investimentos, Pedro Lang, também pretende abordar estes temas, assim como questões ligadas a fusões e aquisições de empresas, empresas públicas indo a mercado, como a ES Gás, entre outros aspectos.

“A discussão econômica é muito importante porque as discussões dos empresários e das famílias são muito mais acertadas quando têm conhecimentos para embasar essas decisões. Então ter essa noção do rumo dos agregados faz toda a diferença.”

Economista, especialista em gestão financeira, head de produtos e sócio da Valor Investimentos, Flávio Pereira Mattedi, por sua vez, abordará a renda fixa, que são os investimentos usualmente considerados mais seguros, ou conservadores.

“Quando se tem uma crise, como ocorre atualmente, fica bom para investir em tudo, porque os preços tendem a diminuir por um momento [facilitando a aquisição], podendo recuperar lá na frente. O desafio é tentar entender o que se encaixa melhor no perfil de cada cliente. Mas, de modo geral, a expectativa é de que possamos ajudar de alguma maneira às pessoas que querem começar a investir.”

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais