Repórter / fsena@redegazeta.com.br
Publicado em 13 de maio de 2025 às 10:09
A escolha do novo uniforme dos estudantes da rede estadual do Espírito Santo está nas mãos da comunidade escolar. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) abriu, na segunda-feira (12), uma votação online para ser decidido qual será o novo visual das roupas escolares a partir de 2026.
Podem votar estudantes, professores, pais, responsáveis, gestores e até membros do Conselho Estadual de Educação. A secretaria informou que, para conferir e votar, basta acessar o site da Sedu até o dia 26 de maio pelo link: www.sedu.es.gov.br/novosuniformes e escolher o modelo preferido. Será permitido um voto por CPF.
A ideia, segundo a Sedu, é substituir os atuais uniformes por peças mais modernas, confortáveis e com mais identidade capixaba. Seis propostas estão na disputa e foram criadas em uma maratona criativa que reuniu estudantes da rede estadual, profissionais de design, moda e servidores da Secretaria de Estado da Educação no final de abril. A equipe vencedora será revelada em agosto, durante uma cerimônia com desfile.
Vitor de Angelo
Secretário de Estado da EducaçãoO governador Renato Casagrande também falou sobre a iniciativa em vídeo publicado nas redes sociais.
Renato Casagrande
Governador do Espírito SantoOs uniformes devem começar a ser distribuídos gratuitamente a partir de 2026. No mesmo vídeo, o vice-governador Ricardo Ferraço elogiou os modelos elegíveis. “São quase 200 mil uniformes para toda a rede escolar. Pelo que vimos aqui, os uniformes vão ficar muito bonitos”.
A votação está aberta, e agora a escolha é da comunidade. Quem quiser ajudar a decidir o novo visual dos estudantes capixabas tem até o dia 26 de maio para acessar o site da Sedu e dar seu voto. Depois, é só aguardar o desfile oficial, previsto para agosto, e descobrir qual uniforme vai vestir a rede estadual nos próximos anos. Veja, abaixo, os modelos:
Com um visual esportivo, o modelo aposta em um azul marinho vibrante, com detalhes coloridos que remetem ao mar e às montanhas do Espírito Santo. A camisa lembra peças usadas no dia a dia pelos jovens e tem o objetivo de fazer com que cada estudante se sinta à vontade e representado.
Segue a mesma linha da proposta anterior, mas em tom de azul mais claro. Mantém o design esportivo e os elementos inspirados nas paisagens capixabas. Os detalhes coloridos garantem um toque leve e moderno ao conjunto.
Também do grupo Traço Capixaba, essa versão traz a camisa branca como base, com os mesmos traços e referências ao mar e às montanhas. A ideia é unir simplicidade, leveza e identidade regional em um visual esportivo.
Essa proposta aposta no simbolismo do mar e da culinária capixaba. A estampa traz o peixe badejo em tons de azul que lembram o oceano. Segundo os criadores, o mar representa o conhecimento e os estudantes são como cardumes, aprendendo em conjunto.
O grupo pensou em resolver dois problemas comuns: a transparência da camisa branca e o calor causado por roupas escuras. A solução veio com um uniforme funcional e estiloso. As calças e bermudas têm listras inspiradas na bandeira capixaba.
Esta proposta aposta na identidade capixaba, com símbolos de diferentes regiões do estado, como a Pedra Azul, o Farol de Regência, o Convento da Penha e a panela de barro. As estampas são minimalistas, mas marcantes, reforçando o orgulho local.
Ao final da página da Sedu, onde estão os modelos e vídeos do secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, terá um título "Agora é sua vez! Qual é a sua opção preferida?" e, abaixo, uma peça gráfica escrito "clique aqui e vote". Ao clicar, o participante será direcionado a uma página para preencher um formulário. Leia os termos de privacidade, clique em "estou ciente" e, depois, em "avançar".
Depois disso, o formulário vai para uma próxima página onde é possível colocar o CPF, um e-mail e escolher entre um dos modelos. Para não ficar dúvida, é possível dar uma última olhada nos modelos antes de votar. Escolhido o modelo preferido é só clicar no botão "Enviar" ao final da página. Pronto, voto dado. Depois, é só aguardar o resultado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta