> >
Aos 95 anos, Seu Manoel colhe 8 sacas de café por dia em Vargem Alta

Aos 95 anos, Seu Manoel colhe 8 sacas de café por dia em Vargem Alta

Manoel Mariano acorda cedo todo dia para cuidar da lavoura; ele conta o segredo de tanta disposição

Publicado em 24 de maio de 2025 às 15:27

O senhor Manoel Mariano acorda cedo e com o filho, vai para a lavoura colher café. Por dia, em média, ele colhe até oito sacos, que tem em média 56 quilos.

Um morador da localidade de Paraíso, no interior de Vargem Alta, na Região Serrana do Espírito Santo, esbanja vitalidade e alegria. Aos 95 anos, Seu Manoel Mariano acorda cedo todo dia e vai com o filho para a lavoura colher café. Por dia, em média, ele colhe até oito sacas — cada uma pesa, em média, 56 kg.

Seu Manoel tem como seu primeiro compromisso do dia fazer um cafezinho, bem cedo. Depois, antes mesmo de pegar a estrada para a roça, ele ainda cuida da casa e da plantação de feijão no quintal. “Umas 5h30 já estou em pé. Saio, passo uma vassoura na área, às vezes tiro um capim por ali, até dar a hora que vou 'pocar' para a roça”, contou.

Manoel Mariano colhe café com sorriso no rosto
Manoel Mariano colhe café com sorriso no rosto Crédito: Carlos Barros

O idoso conta que começou a trabalhar com o pai quando ainda tinha 12 anos. Seu Manoel afirma que já fez de tudo um pouco, desde o plantio até preparar os animais para carregar e levar mantimentos para a cidade.

Atualmente, com o embornal nas costas e peneira na mão, ele segue com um dos quatro filhos, o José Mariano, para a lavoura. As pessoas, segundo José, chegam a duvidar da idade do pai. “Perguntaram: mas é verdade que ele tem 95 anos? Isso é bobeira. Não, é a realidade. E é a realidade. Ele é de 28 de março de 1930”, revela o filho.

Orgulhosa, a neta do Seu Manoel, Joyce Mariano, resolveu até criar até um perfil do avô nas redes sociais. 

Meu pai resolveu fazer um vídeo dele, agente resolveu postar e acabou viralizando mesmo. E a gente, decidiu fazer o Instagram para meu avô, o vídeo já bateu mais de 30 mil visualizações

Joyce Mariano

Neta de Seu Manoel

O segredo para tanta disposição, o idoso tenta explicar: está na alimentação e estar bem perto da família. “Nossa comida era carne de porco, feijão, farinha, uma carne seca no feijão, era assim, leite de manhã. Eu não paro, é para cá e para lá. Eu não tenho jeito de ficar parado. Depois tem esse amor de estar com os filhos, de me dar força e coragem para estar sempre batalhando com eles. Todo mundo mesmo. Então, o meu prazer é imenso, é imenso”, finalizou Seu Manoel.

Com informações do repórter Gustavo Ribeiro, da TV Gazeta Sul

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

idosos Região sul do ES

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais