> >
Violência doméstica: 'Ato covarde e desumano', diz Casagrande

Violência doméstica: "Ato covarde e desumano", diz Casagrande

Governador do ES lamentou que sociedade ainda conviva com esse tipo de crime nesta quarta-feira (17); projeto de lei sobre o assunto aguarda sanção dele

Publicado em 17 de junho de 2020 às 16:11

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulheres são vítimas da violência doméstica durante a pandemia
Casagrande lamentou que população ainda tenha que viver com violência doméstica. (Divulgação/ Agência Brasil )

"É inadmissível que tenhamos que conviver com a violência doméstica. Muito mais que um crime, trata-se de um ato covarde e desumano." Foi com essa frase que o governador Renato Casagrande (PSB) deu início a um post publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (17) e incentivou o registro desse tipo de caso pelo Disque-Denúncia (181).

A publicação acontece dois dias depois de deputados estaduais aprovarem o projeto de lei 315/2020 – que trata, justamente, do assunto e ainda precisa ser sancionada pelo Chefe do Executivo. Se isso acontecer, síndicos e administradores de condomínios serão obrigados a denunciar casos de violência doméstica ou familiar.

Na segunda-feira (15), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo também aprovou o projeto de lei 833/2019, que torna obrigatória a notificação desse tipo de crime por profissionais da saúde, da educação e da assistência social. Além de estipular o prazo de 24 horas para que isso seja feito.

AGRAVAMENTO DURANTE A PANDEMIA

No início da pandemia do novo coronavírus, acendeu-se um alerta de que muitas mulheres ficariam confinadas junto ao próprio agressor, já que a recomendação é para que as pessoas fiquem em casa e, na maioria das vezes, o autor da violência doméstica é alguém próximo da vítima, como um namorado ou marido.

Passados aproximadamente 60 dias, o temor virou realidade: o número de denúncias cresceu quase 40%, se comparando o último mês de abril, com o mesmo período do ano passado. O dado é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH) e considera os registros feitos pelo canal 180.

DENUNCIE!

Enquanto se vive com a adoção de medidas de isolamento social, as mulheres que sofrem agressões podem registrar o boletim de ocorrência pela internet, por meio da Delegacia On-line. No entanto, quem preferir, pode ir às Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), que continuam funcionando normalmente.

Também com o intuito de ajudar as vítimas, influenciadoras digitais capixabas se uniram e mostraram por quais meios é possível registrar as denúncias de violência contra a mulher e receber assistência psicológica no Estado. Propositalmente, o vídeo não tem som, para evitar chamar a atenção dos agressores.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais