> >
Vídeo: água invade ruas e casas após rompimento de adutora em Colatina

Vídeo: água invade ruas e casas após rompimento de adutora em Colatina

Toda a água de estação de tratamento vazou na madrugada desta segunda-feira (27), no bairro Adélia Giuberti. Sanear disse que trabalha para consertar adutora

Publicado em 27 de junho de 2022 às 17:00

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Moradores da Avenida Rio Doce, no bairro Adélia Giuberti, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, acordaram um barulho de enxurrada e muita água invadindo as casas na madrugada desta segunda-feira (27). Uma adutora — conjunto de encanamento para escoar e transportar água — do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear) se rompeu e toda a água da estação de tratamento vazou. 

Um dos moradores atingidos, Diones Rufino gravou um vídeo (veja acima) mostrando a força da água e a sujeira que ficou na casa dele. “Eram 2h40 quando eu ouvi um barulho e pensei que fosse chuva, mas, ao abrir a janela, vi que não era chuva. Tentamos salvar o que dava, mas ainda assim tivemos prejuízo”, disse, em entrevista ao repórter Alessandro Bacheti, da TV Gazeta Noroeste. Segundo ele, a água estragou móveis da residência.

Estação de tratamento de água vaza e enxurrada atinge casas em Colatina
Mecânico teve a oficina de trabalho atingida pela lama e água. (Háricklis Douglas)

O mecânico João Carlos Margoto, que teve a oficina atingida por lama e água, disse que esta segunda-feira (27) foi um dia de trabalho perdido. “Aqui não dá para trabalhar hoje. Tenho que limpar tudo”, contou.

Pelo menos cinco casas foram atingidas. E quem não teve a residência alagada, tem que lidar com a lama que ficou na rua. O abastecimento de água também precisou ser interrompido no bairro. Os moradores disseram para a reportagem que a rede já vinha mostrando sinais de vazamento e que o transtorno poderia ter sido evitado.

Estação de tratamento de água vaza e enxurrada atinge casas em Colatina
Lama que ficou na rua após vazamento. (Háricklis Douglas)

“Na semana passada eu liguei umas dez vezes, meu marido também ligou. Eles falaram que iriam ver, mas ninguém veio e aconteceu isso”, afirmou a dona de casa Penha Zanotelli.

O QUE DIZ O SANEAR

Procurado pela reportagem, o Sanear informou que trabalha no local com uma máquina para consertar a adutora e o serviço também faz a limpeza das ruas. O Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental disse ainda não saber quantos litros de água vazaram. Segundo o órgão, a rede tem mais de 60 anos, por isso houve o rompimento, e a previsão é de que tudo seja resolvido ainda nesta segunda-feira (27).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais