Sair
Assine
Entrar

Mobilidade

Terceira Via exclui ligação com Vitória e será feita apenas na Serra

Proposta de conectar os dois municípios foi alterada e obras vão se concentrar em bairros serranos

Publicado em 22 de Abril de 2026 às 12:13

Aline Nunes

Publicado em 

22 abr 2026 às 12:13

A proposta original da chamada "terceira via", que visava criar uma nova ligação da Serra com Vitória, foi alterada e não há mais previsão de um traçado na Capital. Agora, o projeto viário vai se concentrar na melhoria de mobilidade exclusivamente em bairros serranos. 


A Prefeitura da Serra destaca que a "terceira via" é uma obra prevista no planejamento estratégico da cidade e será executada integralmente no próprio território, com base em estudos técnicos de mobilidade urbana do município. 


Apesar da decisão da Serra de focar apenas em intervenções viárias nos bairros locais, a Prefeitura de Vitória disse se manter à disposição da cidade vizinha para tratativas sobre a construção da nova ligação. E destacou o investimento realizado na construção do Mergulhão de Camburi, que também deve facilitar o deslocamento entre a Capital e o município serrano.

Projeto de abertura de terceira via para desafogar trânsito na Serra
 Projeto para desafogar o trânsito na Serra prevê ampliação de pistas na região do Terminal Carapina. Divulgação

O projeto tem a perspectiva de reduzir gargalos viários, especialmente nos horários de pico.


“Além disso, a obra vai ampliar a segurança no trânsito com intervenções como viadutos, elevados e um mergulhão, eliminando cruzamentos críticos e diminuindo o risco de acidentes”, pontua a administração municipal, em nota. 

Projeto em Vitória

Quando se começou a discutir a Terceira Via, as obras na Serra seriam a primeira etapa do projeto. Depois, em uma nova fase, as intervenções seriam também realizadas em Vitória. 


Nos esboços aos quais a reportagem de A Gazeta teve acesso, para o motorista que dirige de Vitória até a Serra, o trajeto previsto seria o seguinte: ao fim da Avenida Dante Michelini, nas imediações do condomínio Atlântica Ville, a Avenida Munir Hilal, a Rua José de Anchieta Fontana e a Avenida Manoel Nunes do Amaral passariam a ser vinculadas à nova via, conectando-se com a Rua Deputado Otaviano Rodrigues de Carvalho, que dá acesso ao Colégio Salesiano.


Dali, já contando com a abertura de novas vias, a obra cruzaria áreas da Vale e da ArcelorMittal, contornando os bairros De Fátima, Carapina e Hélio Ferraz, até as margens da nova pista que vai contornar o bairro Manoel Plaza, já na Serra. Contudo, a ideia não avançou.

Trânsito intenso

Embora não se trate mais de uma nova ligação entre os dois municípios, há uma estimativa de que as intervenções realizadas na Serra ajudem também a aliviar o trânsito intenso nos dois principais acessos à cidade para quem sai da Capital: a Rodovia das Paneleiras (antiga Reta do Aeroporto), que leva à BR 101, e a  Rodovia Norte Sul.


Pela proposta atual, a "terceira via" deve começar no bairro Novo Horizonte, nas imediações da Avenida Brasil, passar por Jardim Limoeiro, São Geraldo e Manoel Plaza, na Serra, até se conectar à Norte Sul, em direção a Vitória.


Segundo projeções da Prefeitura da Serra, a primeira etapa da obra contempla a construção de viadutos, vias expressas e elevados para que o trânsito da região da Norte Sul — ponto crítico do tráfego entre Serra e Vitória — seja desafogado.


De acordo com o projeto inicial, as intervenções devem começar na Avenida Brasil, no bairro Novo Horizonte, onde vias expressas serão construídas às margens da ArcelorMittal, cruzando o bairro Jardim Limoeiro e se conectando a ruas paralelas e novas vias construídas nas imediações do Terminal de Carapina e na entrada da siderúrgica.


Com as intervenções, quem dirige na BR 101 ou nas ruas internas de Carapina, com sentido a Vitória, poderá entrar na Avenida dos Metalúrgicos e acessar a nova via pela Rua Castelo ou pela Rua Nelcy Lopes Vieira, conectando-se à Rodovia Norte Sul e à via que será construída contornando o bairro Manoel Plaza.

Na altura da Rua Q, em Manoel Plaza, os motoristas poderão virar à direita e acessar a Norte Sul, descendo até a Capital no trajeto já existente próximo ao Shopping Mestre Álvaro.

Estacionamento

Além disso, o projeto também prevê a implantação de dois estacionamentos públicos. Como grande parte do traçado do novo eixo viário foi planejada em áreas pertencentes à Vale e à ArcelorMittal, houve negociações visando soluções conjuntas para a mobilidade local.


“Como resultado das tratativas para a cessão dessas áreas, foi viabilizada a destinação de um espaço para a implantação de um estacionamento público com aproximadamente 360 vagas”, afirma a prefeitura, acrescentando que outras 80 vagas serão criadas nas proximidades da UPA de Carapina.


As obras devem começar no segundo semestre deste ano e têm previsão de duração de dois anos. O projeto, segundo a Secretaria Municipal de Obras (Seob), encontra-se atualmente na fase de elaboração dos estudos ambientais, etapa necessária para viabilizar a licitação da obra, que será do tipo integrada, isto é, a empresa contratada terá prazo de três meses para a elaboração dos projetos executivos e depois conduzir as intervenções.


Para a implementação do projeto, a prefeitura promoveu reuniões com moradores dos bairros contemplados na área da terceira via. Nesses encontros, a Seob apresentou os critérios técnicos e esclareceu dúvidas sobre o projeto. Sugestões também foram registradas para análise e eventual ajuste na proposta. 


A implantação da via, na avaliação da prefeitura, ainda deve impulsionar a valorização imobiliária e a requalificação urbana, atraindo novos empreendimentos, comércios e serviços para a região. 


“Com melhor infraestrutura logística, a Serra amplia sua capacidade de atrair investimentos e consolidar um novo eixo de crescimento econômico, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável”, conclui a nota da secretaria.

Veja Também 

A temperatura no Parque foi de -2°C

Geada surpreende e encanta visitantes no Caparaó capixaba

Imagem de destaque

Criança de 2 anos do ES compra sofá de R$ 1,9 mil por app e família só descobre na entrega

Geada encobriu gramado e até congelou calça de campista no Caparaó

Geada chama atenção de campistas no Parque Nacional do Caparaó no ES

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Mais do mesmo na política brasileira, até quando?
Gabriel Gomes Faria, o Buti, liderança do TCP
Crime na Ilha do Frade: líder criminoso do TCP será julgado por morte de rival no ES
Fachada da sede do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES)
Nova tecnologia do TJES quer economizar tempo e R$ 4 milhões/ano

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados