> >
Taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 volta a subir no ES

Taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid-19 volta a subir no ES

Indicador está oscilando sempre acima dos 80%, o que aponta um cenário crítico.A Grande Vitória é a região onde a taxa se encontra mais elevada, chegando a 88%

Publicado em 8 de junho de 2020 às 19:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
No Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, há 250 leitos de UTI, e 83% estão ocupados. (Reprodução/TV)

Depois de uma leve redução no domingo (07), a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com a Covid-19 voltou a subir nesta segunda-feira (08) e chegou a 84,22% no Estado. O crescimento foi de um ponto percentual, mantendo o indicador no nível dos últimos dias, sempre acima dos 80%, o que aponta um cenário crítico na demanda por vagas de internação para os quadros mais graves da doença. 

Grande Vitória é a região onde a taxa se encontra mais elevada, chegando a 88%. O Hospital Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, referência para atendimento a pacientes infectados pelo coronavírus, tem 250 leitos e 83% estão ocupados. Mas o problema também é registrado no interior, e hospitais do Norte e do Sul já alcançaram índices superiores a 80%. A região Central é a que, no momento, apresenta o menor nível de ocupação, com 42,86%.

A pressão sobre o sistema de saúde pode levar à decretação do lockdown, que prevê o bloqueio total de atividades nos municípios que atingirem o risco extremo de transmissão do coronavírus. Um dos indicadores é justamente a taxa de ocupação dos leitos de UTI em 91% ou mais no Espírito Santo.  

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem um plano de expansão da oferta, inclusive com a compra de vagas em hospitais filantrópicos e particulares, mas há um limite financeiro e de pessoal para a ampliação. Nesta segunda, o secretário de Governo, Tyago Hoffmann, em entrevista à TV Gazeta, afirmou que, na UTI, esse limite é em torno de 800. Hoje, o Estado dispõe de 602 vagas. Mas, chegando perto dessa capacidade, ele frisou que os médicos começarão a ter que escolher quem vai viver. 

Por essa razão, os órgãos do governo destacam que a medida mais efetiva para reduzir a demanda por internação é ter menos pessoas infectadas, objetivo que, atualmente, pode ser alcançado com a adoção do distanciamento social. As taxas de isolamento, ao contrário da ocupação de leitos, continuam em queda. O pior resultado foi na sexta-feira (5), com 44,68% - quando o mínimo recomendado é de 55%. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais