> >
Sensação térmica: por que sentimos mais calor do que os termômetros mostram

Sensação térmica: por que sentimos mais calor do que os termômetros mostram

Onda de calor está castigando pelo menos 30 cidades no Estado, de acordo com o Inmet; mas nosso corpo sente as temperaturas altas de forma diferente; entenda o por quê

Publicado em 18 de março de 2024 às 16:42

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
João Barbosa
Repórter / [email protected]

Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) anunciou que o Brasil passa por uma onda de calor em pelo menos cinco Estados. Com os termômetros nas alturas no Espírito Santo, a sensação térmica supera os 40° C.  Segundo o Inmet, pelo menos 30 cidades capixabas são afetadas pela onda de calor, com temperaturas que devem ficar até 5° C mais altas do que o esperado para o período pelos próximos três a cinco dias. A sensação térmica, porém, pode fazer com que cada pessoa sinta que o dia está mais quente do que os valores mostrados nos termômetros. Entenda, no vídeo acima, por que isso ocorre. 

O calor ou frio que sentimos são influenciados por algo que vai além da temperatura do ar. Estão relacionados também à umidade e ao vento. Quando o tempo está muito quente e também muito úmido, a sensação térmica é maior do que o termômetro aponta.

Nosso corpo tende a equilibrar a temperatura por meio do suor em dias muito quentes. A evaporação dele ajuda a resfriar o corpo, reduzindo a temperatura corporal. Se a umidade do ar está alta, o suor não evapora de forma eficiente e isso aumenta a percepção de calor.

Mas, é importante salientar que essa impressão pode variar, já que cada pessoa tem um metabolismo diferente. Outro fator que entra na conta é o vento. Se a velocidade do ar está baixa, menos temperatura se perde, fazendo a pessoa sentir ainda mais calor.

Sensação térmica: por que sentimos mais calor do que os termômetros mostram

Em períodos de calor intenso, especialistas recomendam à população evitar a exposição prolongada ao sol, usar protetor solar e beber muita água.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais