Secretário da Saúde fala sobre combate à pandemia da Covid-19 no ES

Nésio Fernandes fez pronunciamento nesta segunda-feira (5) e falou sobre a atual situação do Estado; veja os principais pontos abordados

Publicado em 05/04/2021 às 14h34
Atualizado em 05/04/2021 às 21h00

15:36

Término do pronunciamento

Depois de aproximadamente 1 hora de transmissão on-line, o secretário Nésio Fernandes encerrou o pronunciamento desta segunda-feira (5).


15:34

Taxa de transmissão está em de 1,43 no ES

"O RT (taxa de transmissão) no Espírito Santo é 1,43. O RT da Grande Vitória é 1,16; e no interior de 1,61", revela Nésio. Isso significa que a pandemia segue em expansão no Estado, com um ritmo mais acelerado no interior.


15:30

Retorno das aulas depende do mapa de risco

Possibilidade de eventos e retorno das aulas presenciais está condicionada à classificação dos municípios no mapa de risco, segundo Luiz Carlos Reblin. Nos riscos alto e extremo, eles estão proibidos, conforme lembrado por Nésio Fernandes.


15:29

Vacinação de idosos com 60 anos ou mais em abril

"Previsão é que no mês de abril, daqui uma ou duas semanas, iniciemos a vacinação no grupo de idosos com 60 anos ou mais", diz Reblin.


15:28

Secretário detalha vacinação de profissionais da segurança e educação

"A vacinação das forças de segurança já foi definida pelo Governo Federal e, nos lotes que estamos recebendo, um percentual é para as forças de segurança que estão em atividade de campo. Iremos estabelecer na tarde de hoje os critérios que serão adotados no Espírito Santo. Até o final do dia devemos estar divulgando e amanhã de manhã será o início do ato de vacinação. Para complementar, decidimos utilizar 80% das doses de reserva, das doses que chegarão na segunda semana da abril, para iniciar a vacinação de professores", adianta Nésio.


15:26

Procure o sistema de saúde, mesmo com sintomas leves

"Reitero o pedido para que toda a população evite a automedicação. Não procurar o sistema de saúde faz com que você evolua na doença com uma falsa sensação de cura ou tratamento, que pode fazer você sair do isolamento no período de transmissão da doença ou com que complicações se desenvolvam de forma silenciosa. É importante que diante de qualquer sintoma, ainda que leve, toda a população procure o sistema de saúde para ser testada e devidamente orientada", pede Nésio.


15:24

Secretário: "Crise muito mal conduzida no Brasil"

"É importante entender que a crise da pandemia não é de um município ou um Estado. É uma crise mundial, que no Brasil ainda está sendo muito mal conduzida e a carga de enfrentamento tem recaído aos governadores, prefeitos e sociedade civil", afirma Nésio.


15:22

Sem transmissão comunitária da variante P1 no ES

"Os dados divulgados pela FioCruz (Fundação Oswaldo Crus) representam em mais de 90% a genotipagem dos pacientes devidamente atendidos no Jayme Santos Neves, vindos de outros Estados. Não há transmissão comunitária dessa variante, tanto que a que predomina é a inglesa e não a P1 (brasileira, originária do Amazonas). A vinda desses pacientes foi uma ação de solidariedade totalmente responsável", garante Nésio.


15:21

Negociação de vacinas pelo Governo do ES avança

"Nós temos envolvido o Tribunal de Contas (TCES) e feito checagens de inteligência para fornecedores para impedir que o Estado seja envolto em uma negociação indevida. Algumas negociações que estamos desenvolvendo estão avançando e esperamos que alguma possa se materializar nos próximos dias", adianta Nésio.


15:19

Nésio fala sobre apoio das Forças Armadas

"Nós entendemos que o Exército brasileiro cumpre um papel fundamental de apoio logístico. Mas entendemos que ele será mais útil nas medidas de fiscalização e de apoio ao acesso ao leito hospitalar, de forma que as Forças Armadas abram todos os seus hospitais e, pelo menos, 50% deles seja disponibilizado à população brasileira. O apoio na vacinação será útil quando tivermos, no Espírito Santo, 1,5 milhão de doses para ser aplicada em um mês, por exemplo", defende o secretário.


15:15

Secretário: "Temos que vacinar a população até junho"

"Estamos variando entre a quinta e a sexta posição na vacinação do país. O sistema Localiza SUS, que dá transparência às doses distribuídas e aplicadas, tem um atraso. No dia em que o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de doses, o sistema não apresentava nem 20% das doses aplicadas. Temos condições de aplicar mais de 1 milhão de doses por mês. A distribuição por parte do Ministério da Saúde dá que toda a população alcançará a imunização apenas no final deste ano. Isso não é adequado. Temos que alcançar toda a população, incluindo jovens e adultos, até o mês de junho, sob risco de viver novas fases de aceleração da doença", defende Nésio.


15:12

Vacinação de idosos com 60 anos ou mais

"Essa semana temos a expectativa de mais doses. Esperamos que possa se aproximar de mais de 160 mil doses, que nos permitirá, finalizando os grupos em andamento, iniciar a vacinação da faixa etária inferior. Se essa previsão se confirmar, iniciaremos, em breve, a imunização de pessoas com 60 anos ou mais. Junto com essa chegada da vacina, também estamos nas tratativas da imunização das forças de segurança e dos professores. Nós estamos próximos da publicação de uma resolução para o formato da vacinação desses grupos", detalha Reblin.


15:09

Hospital Jayme: mais 30 leitos de UTI na Serra

"A abertura de leitos de enfermaria no Hospital Materno-Infantil permitirá que o Hospital Jayme abra 30 leitos de UTI dentro da unidade principal. Os dois formarão um complexo na Serra. Nesta semana vamos expandir leitos de enfermaria e UTI em todo o Espírito Santo. Publicamos uma portaria, para que os municípios possam solicitar habilitação de leitos com financiamento estadual. Em nota técnica encaminhada, foi orientado que os municípios com mais de 60 mil habitantes abrissem, pelo menos, 30 leitos de enfermaria junto a unidades para reforçar a capacidade do atendimento pré-hospitalar", explica Nésio.


15:06

1.100 leitos de UTI até final de abril

"Desde o início da pandemia, a participação da rede privada nunca superou os 16% dos leitos. Diversas expansões vão permitir que o Estado chegue a 1.100 leitos de UTI até o final deste mês. Essa proporção se equipara a leitos abertos em Estados com população muito superior, como a Bahia", garante Nésio.


15:03

Painel de ocupação da rede privada do ES

"Painel da rede privada: já iniciamos a validação com os hospitais, mas neste final de semana apenas sete alimentaram de maneira adequada a ocupação. Possivelmente, a partir de quinta-feira, devemos publicar o painel da rede privada independentemente dos hospitais terem alimentado. Iremos divulgar aqueles que não o fizeram e não deram transparência aos dados. Não encontramos resistência", afirma Nésio.


15:01

Barreiras sanitárias no ES

"A respeito da barreira sanitária inteligente, estamos preparados para receber as informações das empresas que transportam passageiros para o Espírito Santo. Com a suspensão das viagens intermunicipais e interestaduais, vamos aguardar a organização do fluxo de passageiros. Em relação às empresas aéreas, elas solicitaram um tempo, que está sendo discutido, para alinhar as estruturas de informação para alimentar o sistema", diz Reblin.


14:59

Municípios devem ter leis para obrigar uso de máscara

"Infelizmente, grupos populacionais insistem em descumprir a quarentena e não queremos encontrar essas pessoas no sistema de saúde. Não importa se a pessoa respeitou ou não a quarentena, vamos cuidar de todos e lutar para que a vida de todos seja preservada. Mas precisamos que todos tenham consciência do grave momento que vivemos. Vamos viver abril com muitas restrições. Estamos recomendado que todos os municípios implementem legislações municipais para obrigar o uso das máscaras. Nós entendemos que a fiscalização e a responsabilidade do uso da máscara é papel municipal", defende Nésio.


14:57

Secretário: "Cansaço não pode virar negação"

"O cansaço não pode virar negação, virar um comportamento de alto risco. Entramos em uma etapa da vigência do mapa de risco. Temos 3/4 da população capixaba em municípios classificados como risco extremo, com amplas restrições sociais e econômicas. Sem redução da interação social não será possível evitar que muitos óbitos possam ocorrer nas próximas semanas. Sair só quando essencial e usando máscara pode evitar internações e mortes. A proporção de pessoas assintomáticas ou oligossintomáticas é muito grande na Covid-19", afirma Nésio.


14:54

ES pode ter mais de 100 óbitos por dia

"Com a mudança na testagem é possível que os casos observados possam aumentar por conta da mudança. O mesmo ocorreu no ano passado quando passamos a testar contatos intradomiciliares. Ao avaliar a curva de casos é importante considerar a testagem. Até o presente momento, ainda parcial, temos 5.578 casos notificados, sendo 1.880 casos confirmados e 80 óbitos registrados. Entre hoje e amanhã poderemos ter recordes, pela violência da pandemia e pelo delay no registro (em feriado e óbito). É possível que o Estado passe em algum momento 100 óbitos por dia. Nós não queremos isso", adianta Nésio.


14:49

80% dos pacientes têm casos leves da Covid-19

"80% dos pacientes atingidos pela Covid-19 são pacientes leves, que devem ser assistidos e acompanhados pela atenção básica em saúde", afirma Nésio.


14:48

Teste de antígeno já na primeira consulta

"Já distribuímos 120 mil testes de antígenos. Todo e qualquer paciente, após a atualização da nota técnica, deverá realizar o teste no momento da consulta, sem aguardar a janela para o PCR. Se testar positivo, já se procederá a testagem dos contatos mais próximos. E ao paciente será determinado o isolamento. Caso o paciente resultar negativo, será indicado realizar o isolamento e fazer o PCR na janela de três a oito dias. Desse modo, entendemos que podemos avançar na testagem dos pacientes sintomáticos", adianta Nésio.


14:45

Secretário prevê estabilização de óbitos

"O comportamento do óbito pode variar próximo da última semana epidemiológica. Podemos viver o início de uma estabilização a partir desta semana, com uma variação de 15% a 20% em relação à semana anterior. Os resultados da quarentena poderão ser vistos daqui a uma quinzena, observando queda de casos e internações, e estabilização de óbitos", avalia Nésio.


14:43

Secretário detalha sistema de regulação de leitos

"O sistema de regulação existe para garantir o acesso hospitalar a cada tipo de recurso. A partir do momento em que o encaminhamento feito pelo serviço pré-hospitalar é aprovado, é que passa a ser considerado um paciente na fila de espera. O médico regulador tem um período de tempo para solicitar as vagas. O hospital tem um período para fazer o aceite ou não; e aí é feito a remoção do paciente. No caso dos pacientes graves, estamos encorajando para que procurem o Samu, e o Samu faça a regulação, para garantir um atendimento mais ágil. Estamos reforçando toda a rede. No entanto, a quantidade de pacientes é muito grande: chegamos a remover 160 pacientes em 24h. Uma intensidade cotidiana nunca foi vivida em momento anterior", explica Nésio.


14:40

Cinco pacientes aguardam leitos de UTI

"Neste momento, temos cinco pacientes na Central de Regulação esperando leitos de UTI em unidades de saúde; e 88 em atendimento pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que podem resultar em internação", detalha Nésio.


14:38

Internações crescem em ritmo mais lento no ES

"Nós estamos apresentando, desde o dia 25 ou 26 de março, o início de uma estabilização muito alta no número de casos observados. Ainda é precoce afirmar que atingimos um teto. No entanto, as internações continuam crescendo. Percebemos, desde a semana passada, uma redução nas internações não Covid-19. Percebemos também uma desaceleração de casos graves e de enfermarias, mas temos um aumento diário", revela Nésio.


14:35

Subsecretário Reblin recuperado da Covid-19

Após se recuperar da Covid-19, o subsecretário de vigilância em saúde, Luiz Carlos Reblin, também participa da transmissão desta segunda-feira (5). "Em primeiro lugar, queria agradecer todas as manifestações que recebi, em meu nome e da minha esposa. Passamos por essa doença sendo cuidados pelo o que a ciência orienta. Eu só utilizei um antitérmico e muita hidratação. A hidratação, como na dengue, é a palavra-chave. Nos recuperamos, e na semana passada iniciei o retorno às minhas atividades na secretaria", conta.


14:33

Início do pronunciamento

À frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o secretário Nésio Fernandes dá início ao pronunciamento desta segunda-feira (5), no qual atualizará as informações a respeito da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe com A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espírito Santo SESA Coronavírus Coronavírus no ES Covid-19 espírito santo nesio fernandes Pandemia

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.