> >
Covid-19: Hospital Materno Infantil da Serra abre nesta quarta-feira (07)

Covid-19: Hospital Materno Infantil da Serra abre nesta quarta-feira (07)

Inicialmente, a estrutura vai contar com 30 leitos de enfermaria, que será integrada como anexo ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no mesmo município

Publicado em 5 de abril de 2021 às 18:03- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O novo hospital tem previsão de atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês. A área do Hospital Materno Infantil é equivalente a dois campos e meio de futebol. O prédio, de três pavimentos, vai acomodar o setor de assistência materno-infantil e a área de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.
O Hospital Materno Infantil da Serra. (Luciney Araújo)
Autor - Isaac Ribeiro
Isaac Ribeiro
Repórter de Cotidiano / [email protected]

O Hospital Materno Infantil da Serra será aberto nesta quarta-feira (7) para atender pacientes diagnosticados com Covid-19. Inicialmente, a unidade vai disponibilizar 30 leitos de enfermaria, e será integrada como anexo ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves – referência estadual para tratamento de casos graves em decorrência da infecção pelo vírus.

Covid-19 - Hospital Materno Infantil da Serra abre nesta quarta-feira

Nesta terça-feira (6), o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e demais autoridades farão uma visita técnica ao local. Em coletiva de imprensa on-line realizada nesta segunda-feira (05), Nésio explicou que o início das atividades vai desafogar os atendimentos na unidade estadual de referência para o tratamento.

Aspas de citação

A abertura de leitos de enfermaria no Hospital Materno Infantil permitirá que o Hospital Jayme dos Santos Neves abra 30 leitos de UTI dentro da unidade principal. Considerando que o Materno Infantil será tratado como um anexo, [ambos] formarão um complexo hospitalar na Serra

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde
Aspas de citação

INCENTIVO AOS MUNICÍPIOS

O secretário informou que o governo do Estado publicou uma portaria autorizando os municípios a solicitarem financiamento estadual para abertura de leitos de enfermaria, suporte respiratório e de UTI.

"Nós estamos estimulando que os municípios capixabas assumam maior protagonismo com financiamento robusto por parte do governo do Estado na oferta de leitos", destacou.

Além da oferta de crédito, o governo encaminhou nota técnica orientando os municípios com mais de 70 mil habitantes a abrirem, pelo menos, 30 leitos de enfermaria acoplados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e aos Pronto-Atendimento (PAs). O objetivo é reforçar a capacidade do atendimento pré-hospitalar.

NOVOS LEITOS

Durante a entrevista concedida nesta segunda-feira (5), Nésio Fernandes afirmou também que o governo estadual vai manter a política de expansão de leitos na rede estadual pública de saúde. Ele não descartou, no entanto, ações nas redes filantrópicas e privadas.

"Diversas expansões realizadas permitirão que nós alcancemos 1.100 leitos de UTI disponíveis para atender a população até o final deste mês no es. Essa proporção se equipara à quantidade de leitos abertos em estados como a Bahia durante maior parte do tempo da pandemia, se equipara à quantidade de leitos de UTI abertos em estados com população superior a do Espírito Santo."

Hospital Materno Infantil da Serra
Hospital Materno Infantil da Serra. (Reprodução / TV Gazeta)

HISTÓRICO

obra do Hospital Materno Infantil custou aos cofres públicos cerca de R$ 100 milhões e se estendeu por cerca de seis anos.  O novo hospital tem previsão de atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês.

A área edificada do HMI é equivalente a dois campos e meio de futebol. Quando estiver em funcionamento pleno, o prédio, de três pavimentos, vai acomodar o setor de assistência materno-infantil e a área de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Exames de ultrassonografia e os testes do pezinho, assim como da orelhinha e coraçãozinho serão oferecidos no local. Os recém-nascidos serão acompanhados para detectar precocemente possíveis intercorrências após a alta. O hospital contará com um banco de leite e vai ofertar, ainda, todas as vacinas do bebê.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais