Secretário da Saúde atualiza ações de enfrentamento à pandemia no ES

De acordo com a última atualização do Painel Covid-19, foram 30 mortes e 2.261 novos casos em apenas 24 horas no Espírito Santo

Publicado em 19/03/2021 às 10h13

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, concedeu, nesta sexta-feira (19), uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo. Mais 30 mortes foram registradas no Espírito Santo nesta quinta-feira (18), totalizando 6.849 óbitos provocados pelo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. Os dados são do Painel Covid-19, ferramenta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nas últimas 24 horas, foram identificados 2.261 novos casos, chegando a 353.377 pessoas infectadas desde o início da pandemia.


11:42

Coletiva encerrada

Após responder perguntas de jornalistas, o secretário Nésio Fernandes encerra a coletiva. Acompanhe os destaques em A Gazeta.


11:40

Redução de mortes em grupos de pessoas já vacinadas deve ser registrada em março

Nésio Fernandes: "Agora em março será possível perceber a redução de morte na população que já foi vacinada, como os trabalhadores da saúde e pessoas de idade avançada".


11:38

"Pessoas que tiveram Covid após primeira dose apresentaram sintomas leves", diz secretário

Nésio Fernandes: “Temos casos de pacientes que tomaram a primeira dose da vacina, tiveram a Covid posteriormente e apresentaram os sintomas na forma leve. No entanto, para que haja uma proteção adequada, que a população receba as duas doses e que tenha pelo menos 80% da população vacinada. Apenas 5% da população vacinada é uma cobertura insuficiente para resultados robustos”.


11:31

Samu com dificuldade para realizar atendimentos por conta de alta demanda

Nésio Fernandes: "Samu já apresenta dificuldade de atender em tempo adequado os muitos atendimentos demandados de forma simultânea. Isso pode esgotar a capacidade de remoção em um tempo rápido. Por isso, algumas acabam sendo atrasadas e levando a um aumento de tempo da espera da remoção de um paciente de um PA ou um hospital menor a um leito de UTI. Já ampliamos a frota do Samu, os contratos com as empresas de remoção, mas a velocidade de crescimento da pandemia precisa ser interrompida".


11:26

Governo estadual negocia teste da fase 3 de vacina italiana em 30 mil capixabas

Nésio Fernandes: "Temos negociação com uma vacina da Itália em que é possível que a realização da fase 3 seja feita no Espírito Santo. Está pendente de uma reunião que deve ocorrer na próxima semana. Solicitamos a eles a parceria para que façam o teste da fase 3 com 30 mil capixabas. Mas ainda depende de medidas administrativas".


11:23

Vacina: "Governo federal proibiu que laboratórios negociassem com Estados e municípios", diz secretário

Nésio Fernandes: "Seguimos com diversas negociações. Inúmeras foram descartadas, pois se tratavam de golpistas. Outros acordos feitos com alguns laboratórios, por parte do governo federal, proibiram que laboratórios negociassem com Estados. Dentro do acordo que o governo federal estabeleceu com diversos laboratórios, esteve a posição de que esse laboratório devesse interromper a negociação com Estados e municípios".


11:21

"Festas de fim de ano, praias lotadas, festas e desrespeito aos protocolos levaram a este momento", diz secretário

Nésio Fernandes: "O que vimos e vivemos nas festas de fim de ano, no verão com praias lotadas, com festas clandestinas, pelo desrespeito de estabelecimentos comerciais, nos levaram a este momento, a uma transmissão descontrolada da pandemia. Assim como a automedicação e não dar relevância a sintomas da doença".


11:20

Expectativa de redução da pressão assistencial durante a quarentena

Nésio Fernandes: "A nossa expectativa é que esses 14 dias permitam uma redução grande do número da pressão assistencial por outras doenças, como traumas. Essa pressão sobre o sistema privado e público reduzida permita a ocupação desses recursos por pacientes graves atingidos pela pandemia. Esse é o efeito imediato".


11:14

Mais vacinas chegam neste fim de semana para completar doses do grupo de 75 a 79 anos

Orlei Cardoso: "Temos a expectativa da chegada de mais doses neste fim de semana. Pretendemos finalizar o público de 75 a 79 anos e começar a imunização do grupo de 70 a 74 anos".


11:09

ES ainda tem cinco pacientes de outros Estados internados na rede pública

Nésio Fernandes: "Neste momento, temos 5 pacientes muito graves oriundos de outros Estados nas nossas UTIs. Isso representa menos de 1% da ocupação de leitos. O que não impede o acesso de pacientes que são atendidos, neste momento, em nosso Estado. São pacientes que se encontram em estado muito crítico. Estamos lutando pela vida deles, que são nossos irmãos brasileiros e sendo atendidos em nossos hospitais".


11:07

Pedido de ventiladores e monitores ao Ministério da Saúde

Nésio Fernandes: "Solicitamos ao Ministério da Saúde o envio de 100 monitores e 100 ventiladores a serem utilizados na expansão de leitos. Esperamos que cheguem nas próximas horas ou, no máximo, na segunda-feira (22). Isso para que a expansão de leitos prevista consiga se concretizar".


11:06

Antecipação da abertura do Hospital Materno Infantil na Serra

Nésio Fernandes: "Estamos tratando da antecipação da abertura do Hospital Materno Infantil da Serra para março - estava previsto para abril - primeiro com leitos de enfermaria e, posteriormente, de UTI. Porém, isso demanda a contratação de muitos profissionais, de insumos, medicamentos".


11:03

Secretário explica decisão sobre hospitais de campanha

Nésio Fernandes: "Hospitais de campanha são estruturas temporárias, caras, frágeis e que ofertam leitos de enfermaria, quando o grande gargalo da assistência são leitos de UTI".


11:00

Censo de leitos na rede pública e privada

Nésio Fernandes: "A partir de segunda-feira iremos passar a informar o Censo dos leitos de toda a rede pública do ES. Os leitos Covid, os leitos não-Covid. Deixar cada vez mais claro o que está acontecendo nos hospitais públicos e o tamanho da obra que estamos construindo. Estamos enviando para a rede privada o sistema para alimentar também os números dos hospitais privados".


10:56

"Pessoas com plano de saúde e com muito dinheiro não terão leitos se não consolidar quarentena", diz secretário

Nésio Fernandes: "Pessoas com planos de saúde, com uma robustez financeiras, saibam que mesmo com muito dinheiro elas não terão leitos se a gente não consolidar o isolamento proposto nessa quarentena".


10:54

Número de internados em leitos de enfermaria é o maior desde o início da pandemia

Nésio Fernandes: "Aumentou a quantidade de pacientes internados em enfermarias exclusivas para a Covid no ES, em um nível de momentos não vividos em períodos anteriores. Uma parcela deles vai representar uma demanda nos leitos de UTI, porque evoluem para uma situação crítica".


10:50

Automedicação está levando a falsa sensação de melhora e aumentando demanda do Samu

Nésio Fernandes: "A automedicação tem levado pacientes a ficarem em casa e tendo a falsa sensação de melhora. O Samu teve um aumento no atendimento domiciliar de pacientes em casos graves. Não acredite em tratamentos que não funcionam. Procure a avaliação médica. Diante de sintomas leves, procure a atenção básica. Diante de sintomas intensos, procure um pronto-socorro. Se estiver grave, ligue para o 192 e chame o Samu. Onde não tem Samu, procure as unidades de urgência e emergência".


10:48

Entrevista sobre circulação de variantes de Covid-19 no ES na próxima segunda (22)

Nésio Fernandes: “Na segunda-feira (22), teremos uma coletiva específica para tratar sobre a circulação de cepas específicas no Espírito Santo. Temos algumas análises que podem sugerir as variantes em circulação no Estado. Ao longo do fim de semana estaremos concluindo as análises e na segunda-feira vamos tratar deste assunto”.


10:47

"É o momento de ficar em casa", diz secretário

Nésio Fernandes: “Não importa ideologia, partido político, divergências eleitorais. Nós, neste momento, necessitamos de união e consciência. Que todos compreendam que é o momento de ficar em casa, de isolar-se”.


10:44

Risco de falta de insumos e medicamentos na rede pública e privada

Nésio Fernandes: "Existe risco real de falta de diversos insumos e medicamentos na rede privada, filantrópica e pública no Espírito Santo, caso decisões não sejam tomadas a nível federal. Temos estabilidade robusta e boa para 30 dias. No entanto, estamos diante de um período de necessidade de ampliação de leitos, da otimização dos recursos e, de fato, a falta de coordenação nacional compromete a capacidade da saúde pública e privada em todo o país".


10:42

Atualização da expansão de leitos

Nésio Fernandes: "Nós queremos ampliar uma grande quantidade de leitos de enfermaria e UTI até o mês de abril. Muitas entregas serão feitas ainda durante a quarentena. A proposta será feita na Sala de Situação e apresentada pelo governador Renato Casagrande".


10:39

Secretário faz apelo por respeito à quarentena

Nésio Fernandes: "Respeite a quarentena estabelecida no Estado. É um pacto entre os Poderes, com os prefeitos que colocaram a vida na frente de qualquer prioridade neste momento. Um pacto que tem mobilizado instituições religiosas, atores da sociedade civil. Avalio que a ampla maioria do povo está consciente do que ocorre no país e no ES no dia de hoje. É a medida fundamental para que não vivamos aqui no Estado o mesmo vivido por outros estados e países".


10:35

Começa a entrevista

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, acompanhado do gerente Estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, dá início à entrevista.


10:23

Atraso

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a coletiva terá início por volta de 10h30.


10:10

Coletiva transmitida on-line

A entrevista coletiva com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, será concedida em formato on-line e transmitida no canal da Sesa no YouTube. A previsão é de iniciar às 10:15.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.