> >
Queda de prédio em Vila Velha: risco de novo desabamento pausa buscas

Queda de prédio em Vila Velha: risco de novo desabamento pausa buscas

Prédio desabou na Avenida Brasil, em Cobi de Baixo; a informação de que teria uma pessoa em situação de rua no imóvel não foi confirmada, segundo a prefeitura

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 10:31

 - Atualizado há 3 meses

Prédio desabou no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha
Prédio desabou no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha Crédito: Ricardo Medeiros

Após a queda de um prédio na Avenida Brasil, no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha, na madrugada desta quarta-feira (29), as buscas no local foram pausadas temporariamente pelo Corpo de Bombeiros durante a manhã devido ao risco de desabamento de um imóvel vizinho — que mais tarde acabou demolido pela Defesa Civil Municipal.

O edifício que desabou estava desocupado, mas moradores do entorno informaram que uma pessoa em situação de rua estaria no imóvel. "A pausa nas buscas ocorreu para demolir o prédio ao lado. Assim que ele for demolido, voltamos à operação segura para uma segunda varredura no local. Cães farejadores foram usados na primeira busca, mas nada foi encontrado", explicou o major Tales.

Às 17h15, a Prefeitura de Vila Velha informou que a Secretaria de Assistência Social realizou busca ativa no território para identificar se realmente uma pessoa em situação de rua estava usando o imóvel abandonado como moradia. "Não houve relatos por parte das pessoas em situação de rua que confirmasse essa versão", explicou. Não houve registro de vítimas na ocorrência. 

Sobre os demais moradores vizinhos que tiveram os imóveis interditados na Avenida Brasil por riscos estruturais, a gestão municipal afirmou três famílias receberão auxílio-moradia temporária e outras duas — que moravam de aluguel — vão buscar um novo local de residência por conta própria. 

Pessoas deixam suas casas após prédio desabar no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha por Ricardo Medeiros

Moradores contaram que o barulho do desabamento acordou parte do bairro. “Nos assustamos, mas já esperávamos que desabaria. A Defesa Civil já veio aqui mais de três vezes. Quando teve o estrondo, viemos olhar e tinha poeira para todo lado”, disse Francisco, morador da região.

Atualização
29/10/2025 - 12:58hrs
O Corpo de Bombeiros explicou que as buscas foram pausadas temporariamente e não suspensas, como divulgado anteriormente. Para a corporação, o termo "suspensão" indica que as buscas somente seriam retomadas, se um novo evento ocorresse. Para melhor compreensão, o título e o texto foram atualizados. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais