Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Justiça Federal

Professor da Ufes aciona a Justiça para anular punição e cobra indenização

Universidade abriu procedimento administrativo contra docente peruano. Caso envolve questionamentos sobre a comunicação em português, faltas e atrasos

Publicado em 23 de Outubro de 2026 às 17:08

Tiago Alencar

Publicado em 

23 out 2026 às 17:08
Universidade aplicou a sanções a professor em procedimento administrativo disciplinar
Ricardo Medeiros/Arquivo

Um professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) acionou a Justiça para anular uma punição administrativa e receber R$ 15 mil de indenização por danos morais. O caso envolve questionamentos sobre sua comunicação em português nas atividades de ensino, além de supostas faltas a reuniões e atrasos.


Ivan Robert Enriquez Guzman, que é peruano, também pede a devolução dos valores descontados de sua remuneração. O docente recebeu uma suspensão de dez dias, convertida em multa correspondente a 50% do vencimento diário por dia de suspensão, após um processo administrativo disciplinar (PAD). Ele solicita ainda a exclusão definitiva do registro da penalidade de seu histórico funcional.


A Ufes foi procurada no início da tarde desta sexta-feira (23), para mais informações sobre o processo interno contra o docente. Por nota, a instituição informou que os detalhes solicitados são sigilosos e envolvem dados pessoais resguardados por lei, por constarem em um PAD. Ainda conforme a Ufes, o processo judicial em curso é acompanhado pela Procuradoria Geral Federal. 


Já ao se defender no processo, a Ufes sustentou que o procedimento e a sanção foram legais e que o professor teve assegurado o direito de se defender.


A defesa do professor  também foi procurada, por meio do escritório a ela relacionado. Durante o contato, um dos advogados que constam no processo afirmou não ser o responsável direto pelo caso e, por isso, não poderia se manifestar sobre. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.


A validade da punição ainda não foi julgada. Em decisão revelada em 1º de outubro, o juiz federal substituto Vitor Berger Coelho determinou que sejam ouvidas testemunhas e o próprio professor para esclarecer os fatos. 


Um pedido anterior do docente para suspender os efeitos da penalidade durante o andamento da ação havia sido negado.


No processo, a Ufes sustentou que o procedimento e a sanção foram legais e que o professor teve assegurado o direito de se defender.

O que será apurado

Conforme dados cadastrais da Ufes, Ivan Robert Enriquez Guzman atualmente é professor doutor (adjunto) no Departamento de Ciências Exatas, área de estatística da universidade.


Entre os pontos que o juiz pretende esclarecer está a forma como o professor desempenhava suas atividades em sala de aula e no departamento. 


A decisão prevê a apuração de sua capacidade de comunicação em português no ensino e da eventual existência de prejuízos pedagógicos aos estudantes.


Também serão examinados as alegadas faltas a reuniões departamentais e os atrasos, incluindo a frequência desses episódios e possíveis justificativas.

 

O documento não detalha as ocorrências que deram origem à punição nem permite concluir que a sanção tenha sido aplicada exclusivamente por questões relacionadas ao idioma.


Outro ponto será o impacto do processo disciplinar e da penalidade na rotina acadêmica, no trabalho e na reputação do professor perante a comunidade universitária.

Audiência terá professor e testemunhas

Na decisão, o juiz estabeleceu prazo de 15 dias, após a intimação, para que as partes apresentem ou confirmem suas testemunhas e atualizem os contatos dos participantes. Depois dessa etapa, será marcada a audiência para colher os depoimentos que vão subsidiar o julgamento.

Veja também 

Imagem de destaque

Agronomia da Ufes está entre os "top 10" do Brasil; veja ranking dos outros cursos

Prédio da administração central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Telefones fixos da Ufes estão sem receber ligações externas

Imagem de destaque

Ufes suspende atividades na segunda-feira (26) por causa do 2º turno

Docentes e membros do movimento negro fizeram um ato público em frente à Reitoria da Ufes pela aprovação no aumento das cotas

Ufes aprova aumento das cotas raciais para concurso de professor

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Domingo de eleições tem alerta de tempestade para os 78 municípios capixabas
Eleições 2026: veja a previsão do tempo para o dia da votação no ES
Cruzeiro na Libertadores Feminina
Libertadores Feminina tem chance de final brasileira pela terceira vez
Imagem de destaque
Mais de 9 mil agentes vão reforçar segurança no 2º turno de votação no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.